Equipes da Seduc apresentam trabalho desenvolvido com foco na melhoria da qualidade de ensino

São Luís - O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), conforme acordo de cooperação técnica firmado, organizou, nessa quinta-feira (15), a socialização do trabalho efetivado pelas quatro dimensões (gestão educacional, formação inicial e continuada de professores e profissionais de serviços educacionais, práticas pedagógicas e avaliação e infraestrutura educacional) que compõem 20 ações a serem executadas.
Durante o evento, as equipes que compõem as quatro dimensões apresentaram os resultados dos trabalhos desenvolvidos até o presente momento. A reunião consistiu na mostra de um estudo e consequente análise das experiências exitosas já desenvolvidas no estado. Em outro momento os grupos apresentaram ações que foram executadas em outros estados do país e, que buscaram solucionar os problemas educacionais similares aos do Maranhão.
Para Liliane Machiorato, consultora do Pnud, “os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelas equipes de trabalho da Seduc têm mostrado um excelente resultado e todas as etapas se correlacionam no intuito da formatação de um relatório que irá mostrar os caminhos que devem ser percorridos para aumentar os índices educacionais do Maranhão, o que consequentemente propiciará o oferecimento de um ensino de qualidade”, disse.
O projeto de cooperação técnica tem como objetivo definir ações estratégicas para melhoria dos índices educacionais no Maranhão, a partir do diagnóstico elaborado pelo Pnud e a equipe técnica da Seduc. De acordo com o secretário-adjunto de Gestão Institucional da Seduc, Fernando Silva, os trabalhos estão bastante desenvolvidos e este evento sinaliza a apresentação das atividades realizadas e o encerramento de mais uma etapa do projeto de cooperação técnica.
“A partir desse momento, iremos partir para a elaboração do diagnóstico sobre a educação no Maranhão, por meio das propostas das ações elaboradas pela nossa equipe. Todos que estão envolvidos no processo buscaram se empenhar no sentido de analisar os dados que foram colhidos e os estudos de ações exitosas que ocorreram em outros estados e que podem ser adequadas à realidade do Maranhão”, afirmou.
A próxima etapa do projeto de cooperação técnica irá consistir na elaboração das propostas apresentadas pelas equipes e deverá acontecer entre o final do mês de setembro até meados de outubro. (Nielsen Furtado)