A Secretaria de Educação (Seduc) realizou, nessa quarta-feira (17), uma nova reunião com os técnicos envolvidos no projeto de cooperação técnica entre o Governo do Estado, Ministério da Educação (MEC) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para a melhoria da qualidade de educação no Estado.
O coordenador do encontro e supervisor de Planejamento da Seduc, Emanuel Denner Lima, disse que durante o encontro foram discutidas e socializadas as 19 ações diretas do PNUD com os membros envolvidos na elaboração do trabalho, entre os quais coordenadores de ações, líderes das dimensões e os membros das equipes.
Os líderes de equipes e outros profissionais de educação envolvidos nas ações fizeram uma exposição de cada uma das áreas. Entre os temas pontuados está o que estabelece uma análise quanto à compreensão da organização e das competências da Seduc, implantação de um sistema de gestão educacional nas escolas e a metodologia de gestão do Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas (Siaep).
Na oportunidade, a superintendente de informática da Seduc, Glenda Santos, explicou que a meta é implantar o sistema nas 19 Unidades Regionais de Educação (Seduc). Atualmente, o Siaep atende escolas da rede estadual de ensino localizadas em São Luís, Caxias, Bacabal, Itapecuru-Mirim e Imperatriz.
Denner Lima ressaltou que a próxima etapa será focada no aprofundamento do estudo e na efetivação das propostas apresentadas nos dois primeiros momentos, como parte da metodologia do projeto da elaboração de um diagnóstico da educação no Maranhão.
Os encontros de trabalho integram a programação para definir ações as estratégicas para melhoria da educação no Maranhão, a partir do diagnóstico elaborado pelo PNUD.
A iniciativa de firmar parceria com o PNUD/MEC para elaboração do diagnóstico da educação no Estado partiu da governadora Roseana Sarney, visando elevar a qualidade do ensino oferecido na rede estadual e alavancar os índices educacionais do Maranhão. (J. França)