Técnicos da Seduc e do Pnud reunidos para tratar de ações estratégicas

São Luís - As prioridades para definir ações estratégicas para melhoria da educação no Maranhão, a partir do acordo de cooperação técnica firmado entre o Governo do Estado, Ministério da Educação (MEC) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), estão em fase de conclusão. As ações definidas em quatro dimensões serão implantadas ainda este ano. Na quarta-feira (25), foram realizadas três reuniões de trabalhos distintas entre os técnicos da Secretaria de Educação (Seduc) e do PNUD.
De acordo com a consultora do PNUD, Liliane Marchiorato, no início de fevereiro será realizada a última reunião mensal de socialização das ações para apresentação de todas as propostas que serão implementadas de forma efetiva no Maranhão. “Nos encontros realizados na quarta-feira (25) os consultores repassaram as últimas orientações das quatro dimensões para as equipes da Seduc”, salientou.
As reuniões de trabalho foram para finalizar as propostas das ações prioritárias para conclusão do Plano de Ações Articuladas (PAR), que vai instrumentalizar a Seduc a conseguir financiamentos do MEC que irão possibilitar a melhoria da educação ofertada na rede estadual de ensino.
A consultora do PNUD observou que existem diversas ações, que serão inseridas no PAR/Seduc, em andamento e outras encaminhadas pelo secretário de Educação, João Bernardo Bringel, para possibilitar a implementação da organização do processo educacional do Estado.
Com a finalização das propostas, disse Marchiorato, a Seduc irá dispor de um planejamento detalhado para efetivar as ações das quatro dimensões, algumas das quais prioritárias para as mudanças estratégicas para melhoria da educação no Maranhão, a partir do diagnóstico elaborado pelo PNUD.
O foco das ações está voltado para a melhoria da gestão educacional, formação inicial e continuada, práticas pedagógicas, avaliação e infraestrutura, programa estadual de alfabetização, programa de apoio ao desenvolvimento da educação infantil, reelaboração das diretrizes curriculares, discussão sobre as diversidades e o desenvolvimento do ensino médio aliado a educação profissional.
Ela destacou ainda a ação do regime de colaboração, que tem como foco institucionalizar as propostas de ação do Estado na orientação e no apoio aos municípios, a fim de garantir que o conjunto oferte educação de qualidade.
Durante o encontro com a equipe de estrutura organizacional, traduzido em ações, entrou em fase de conclusão a proposta da nova estrutura para as unidades regionais de educação, escolas e a administração central da Seduc. A recomendação será encaminhada, analisada e deve ser aprovada em assembleia das equipes.
Liliane Marchiorato frisou que, com estas medidas, será iniciado um processo de capacitação dos servidores da Seduc para entender e trabalhar com esta nova lógica.
Para Sinara Fontana Celistre, também consultora do PNUD, a dimensão de avaliação pedagógica está concluindo o processo de estrutura das propostas que serão implantadas ainda este ano, com o envolvimento da equipe técnica da Seduc, para construção propostas de avaliação pedagógicas, estabelecendo as metas viáveis.
Ela destacou como prioritárias as propostas de alfabetização, educação de jovens e adultos, fortalecimento do ensino médio, gestão escolar e a melhoria da estrutura das escolas da rede estadual. (J. França)