Gestores da Seduc participam do I Encontro sobre Sistema de Avaliação Educacional

Com o propósito de discutir a importância do Sistema de Avaliação como instrumento para implantação e implementação de políticas públicas educacionais para todo o Maranhão, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino (Sae) e Supervisão de Avaliação Educacional (Suave), realizou nessa sexta-feira (30) o I Encontro sobre Sistema de Avaliação Educacional. A ferramenta está implantada em 24 estados brasileiros e visa ainda auxiliar gestores no planejamento das tomadas de decisão no sentido das políticas gerenciais, na promoção da qualidade e equidade.
“Só podemos monitorar a qualidade do ensino se tivermos um sistema de avaliação continuada. Por meio do sistema, tanto a administração (Seduc) quanto o gestor, professor, aluno e pais podem diagnosticar os problemas e realizar as possíveis intervenções pedagógicas em busca da melhoria do ensino”, enfatizou a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Leuzinete Pereira da Silva.
Durante o encontro foi apresentada para secretários, superintendentes e supervisores a experiência exitosa do Sistema de Avaliação do Estado de Minas Gerais. Segundo Juliana Frizzoni Candian, professora do Centro de Políticas Públicas e Avaliação de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG), discutir o Sistema de Educação do Estado é fundamental.
“Fico gratificada em ver o envolvimento dos técnicos da Secretaria de Educação do Maranhão em realizar esse momento de discussão sobre o Sistema de Avaliação Educacional, assunto de fundamental importância para o futuro da Educação do Estado. Sem monitoramento da educação, é difícil estabelecer metas”, disse.
Para a supervisora de Avaliação Escolar da Seduc, Vera Lúcia Gonçalves Pires, o Sistema de Avaliação cria um clima de responsabilidade em todos os atores que fazem a educação. “Por meio do Sistema de Avaliação, cada gestor assume seu papel. A responsabilidade da qualidade e equidade na educação passa a ser de todos. A essência da avaliação é cuidar da aprendizagem”, observou.