Secretaria adjunta de Ensino da Seduc, Graça Tajra, orienta gestores regionais para o cumprimento do calendário letivo

Com a finalidade de discutir ações referentes ao calendário escolar de 2011 e propor encaminhamentos para o cumprimento dos 200 dias letivos, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por intermédio da Secretaria Adjunta de Ensino (SAE), realiza, até esta quarta-feira (20), reunião com gestores das 19 Unidades Regionais de Ensino (URE’s), superintendentes e técnicos da secretaria.
Durante o encontro, estão sendo discutidas diretrizes nos âmbitos pedagógico e administrativo para garantir o pleno funcionamento das escolas, seguindo o calendário escolar de 2011, estabelecido pela Seduc para encerrar em 23 de dezembro.
Neste sentido, a Seduc está orientando gestores regionais para o planejamento das atividades escolares no segundo semestre, incluindo programas de fortalecimento acadêmico e profissional que contemple alunos e professores.
A secretária-adjunta de Ensino da Seduc, Graça Tajra, disse que a secretaria está envidando todos os esforços para garantir o cumprimento do ano letivo e a aprendizagem dos alunos da rede.
“Estamos realizando acompanhamentos técnico-pedagógicos nas escolas da rede estadual, possibilitando dessa forma, o cumprimento dos dias letivos no segundo semestre de 2011,” ressaltou a secretária-adjunta.
A superintendente de Educação Básica da Seduc, Leuzinete Pereira, afirmou que as ações nas escolas visam minimizar os prejuízos ocasionados pelo período de paralisação dos professores.
“Estamos trabalhando de forma incansável para minimizar os prejuízos aos nossos alunos, e esse encontro tem como foco apresentar e discutir parâmetros a serem elaborados para que possamos reordenar o calendário escolar de 2011”, explicou a superintendente.
A Seduc também está orientando os gestores para a realização de um mapeamento das escolas em relação ao calendário escolar, observando as suas particularidades e planejamento das aulas para o segundo semestre letivo.
“É importante que seja feito este levantamento por parte dos gestores regionais, para que possamos fazer um diagnóstico das escolas com relação ao cumprimento da carga horária e dias letivos previstos”, declarou a supervisora de Currículos da Seduc, Narcisa Rocha.
De acordo com os gestores regionais, orientações no que diz respeito ao calendário letivo são importantes para garantir a oferta de um ensino de qualidade na rede. “O planejamento do calendário letivo é determinante para garantir que nossos alunos obtenham ensino de qualidade nas escolas da rede”, destacou Cláudia Brasil, gestora de Pedreiras.