Visando a implantação do sistema de aprendizagem conectado às diretrizes curriculares nas 1.233 escolas da rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da supervisão de Avaliação Educacional (Suave), aprovou, esta semana, a versão preliminar do documento “Guia do Professor”. O documento, que voltará a ser apreciado nesta segunda-feira (9), visa subsidiar a prática avaliativa docente dos procedimentos comuns a serem adotados nas atividades pedagógicas, favorecendo a elaboração dos instrumentos avaliativos e orientando o planejamento das ações pedagógicas nas escolas.
A proposta aprovada pela equipe técnica da administração central da Seduc foi discutida com as 19 Unidades Regionais de Educação, o que resultou em uma mostra estatística significativa, servindo como parâmetro para aproximar o que querem pontualmente os professores para melhorar a avaliação, alinhando as necessidades das diretrizes curriculares.
A secretária adjunta de Ensino da Seduc, Leuzinete Pereira, explica que com a implantação das diretrizes curriculares da rede estadual de ensino, a equipe da Suave - setor responsável entre os anos de 2009 e 2013 pela elaboração da Sistemática de Avaliação da Aprendizagem, desenvolveu o projeto “Meta Avaliação” com o objetivo de avaliar a sistemática de avaliação da rede estadual de ensino, atendendo a prioridade dada a elaboração das Diretrizes Curriculares da rede, coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
A reestruturação do documento oriundo do projeto contou com a participação de técnicos de todos os setores da Sape (educação indígena, do campo, quilombola e especial). O documento resultou na versão preliminar do Guia do Professor.
O guia será socializado nesta segunda-feira com um diálogo com os supervisores de São Luís para que eles possam discutir e contribuir com a sistemática de avaliação alinhada as diretrizes curriculares até o final do ano.
Na próxima reunião, de acordo com Leuzinete Pereira, será feito um novo processo de alinhamento da sistemática de avaliação do Estado às diretrizes curriculares e deverá ser apresentada uma proposta das equipes dos programas desenvolvidos pela secretaria adjunta de Projetos Especiais (Sape), sob a coordenação da secretária adjunta Conceição Andrade. (J. França)
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