Coordenadores, supervisores e professores de 89 municípios maranhenses, que irão trabalhar nos programas de correção de fluxo "Se Liga" e "Acelera Brasil", iniciaram, nesta terça-feira (23), no Praia Mar Hotel, em São Luís, a Formação em Correção de Fluxo.
Esta é a 2ª etapa da formação promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS). A primeira fase iniciou na semana passada. O evento está programado para acontecer até esta sexta-feira (26).
Ao participar da abertura do encontro, o secretário Pedro Fernandes destacou a importância da realização da capacitação ao contribuir para o alcance de duas das metas estratégicas definidas pela Seduc para reverter os índices educacionais do Maranhão.
"A formação de professores em correção de fluxo irá contribuir para diminuir o analfabetismo e melhorar do nível de aprendizado nas escolas, valorizando, ainda, nossos maiores parceiros, que são os professores", revelou o secretário.
Com a capacitação dos 950 professores, que estão participando da formação, será possível atender mais de 16 mil alunos de 89 municípios. Através do programa "Se Liga", a Seduc atenderá mais de 11 mil alunos não alfabetizados, na faixa etária de 9 a 14 anos. Já o "Acelera Brasil" beneficiará mais de quatro mil alunos alfabetizados, mas que se encontram com distorção idade-série.
Dentre os princípios e filosofia dos programas estão a confiança na capacidade do aluno; elevação da auto-estima de alunos e professores; desenvolvimento intensivo dos conteúdos básicos das quatro primeiras séries; oferecimento de um conjunto de habilidades importantes para o sucesso na escola e na vida; uso dos instrumentos básicos da matemática em situações concretas do dia a dia e o planejamento e avaliação do próprio desempenho nas tarefas escolares.
Segundo Rita de Cassia Paulon, gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna, "o crescimento do aluno e seu melhor desempenho é o foco da capacitação. Somente diminuindo os níveis de analfabetismo e distorção idade-série poderemos pensar em uma escola melhor, que prepare o estudante para ser um cidadão pleno de direitos e oportunidades", apontou.
No mesmo sentido, a supervisora de Programas Especiais da Seduc, Ana Karolina Salomão, destacou a parceria firmada entre a secretaria e os municípios possibilitará a melhoria dos indicadores de ensino-aprendizagem. "Essa parceria é fundamental para a melhoria do ensino público em todas as suas esferas, contribuindo para a melhoria dos índices educacionais do Maranhão", enfatizou.