São Luís - A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio da Supervisão de Avaliação Educacional (Suave), realizará, nesta quinta-feira (17), das 8h às 18h, no Hotel Praia Mar, treinamento para aplicadores dos testes do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), desenvolvido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Os testes do Pisa serão aplicados em todo o Brasil no período de 21 a 30 deste mês. O exame visa fornecer indicadores de alta qualidade do ensino, que irão responder a questões educacionais que ocupam posição de destaque na agenda de políticas dos países membros da OCDE, fortalecendo a conexão entre necessidades de políticas e os melhores dados comparáveis disponíveis internacionalmente.
No Maranhão, o Pisa será aplicado no período de 21 a 25 deste mês, envolvendo 1.190 estudantes com idade entre 15 e 16 anos, que estiverem cursando 7º, 8º ou 9º ano do ensino fundamental e qualquer série do ensino médio.
Os alunos participantes estarão distribuídos em 34 escolas, localizadas nos municípios de Aldeias Altas, Alto Alegre do Maranhão, Balsas, Bequimão Buriti, Belágua, Caxias, Centro do Guilherme, Chapadinha, Colinas, Godofredo Viana, Humberto de Campo, Igarapé Grande, Imperatriz, Paraibano, Pedreiras, Pinheiro, Penalva, Porto Franco, Santa Inês, São Benedito do Rio Preto, São Bento, São Bernado, São Domingos do Maranhão, Sucupira, Vargem Grande, Viana e São Luís.
A avaliação compreenderá a aplicação de até dois modelos de provas: Escritas de Leitura, Matemática e Ciências, com participação de 25 escolas; Eletrônicas (de Leitura, Matemática ou Resolução de Problemas), com participação de 9 escolas.

Sobre o Pisa
A instituição responsável pela implementação do Pisa no Brasil é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação, responsável também pela organização e manutenção do sistema de informações e estatísticas educacionais, bem como pelo desenvolvimento de programas de avaliação educacional.
O Pisa é realizado a cada três anos, de forma amostral. A edição 2012 é o quinto estudo, envolvendo mais de 60 países. No Brasil, a operacionalização dessa avaliação será realizada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED), em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação.
Além de fornecer indicadores de alta qualidade do sistema de ensino, o Programa representa ainda, instrumento que permite aos formuladores de políticas educacionais dos países membros, a análise de seus sistemas educacionais à luz do desempenho de outros países, possibilitando revisões de políticas educacionais que são destinadas a apoiar e avaliar os esforços que os governos empenham no sentido de executar reformas políticas. (Rociléa Dourado)