Reunião técnica entre representantes da Sedihc, Ufma e Fundação Sousândrade

São Luís - Técnicos da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) estiveram reunidos com representantes da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e da Fundação Sousândrade, nessa terça-feira (29). O encontro ocorreu para planejamento e alinhamento das ações referentes à adesão do Maranhão à Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Em pauta, foram discutidos assuntos relacionados ao convênio, bolsas para professores e estagiários, previsões para inícios dos cursos, locação de espaços para realização das capacitações, tempo para licitação de equipe e além de questões logísticas.
Por meio do programa, serão oferecidos cursos em variados níveis e modalidades, objetivando assim a formação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social. "Com isso, busca-se o aprimoramento nos serviços de monitoramento, avaliação e construção de indicadores e resultados nas demandas socioassistenciais", informou a secretária-adjunta da Sedihc, Agenilma Gomes.
Estes cursos têm o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e estarão classificados nas áreas de conhecimento estabelecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes). Estão previstas 57 turmas, com a formação direcionada para as áreas de nivelamento, orçamento e diagnóstico.
A estruturação e operacionalização das atividades são desenvolvidas em parceria entre a Sedihc e a Ufma, sendo a abrangência de execução para todo o estado. Num primeiro momento, é realizado o planejamento e nivelamento das propostas, para, em seguida, ocorrer à mobilização dos municípios, programação das turmas e distribuição do material didático.