Tendo com objetivo a realização de um levantamento que apresente um diagnóstico da prevalência de insegurança alimentar e nutricional em famílias da área urbana de São Luís, atendidas pelo Projeto desenvolvido no Restaurante Popular do Anjo da Guarda, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) firmou parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio do curso de Nutrição, para a elaboração de um estudo técnico-acadêmico com informações que dê embasamento para a adequação do Projeto à realidade nutricional das populações beneficiadas pela iniciativa.
A pesquisa será elaborada por alunos dos dois últimos períodos do curso de Nutrição, acompanhados por professores da Ufma e supervisionados por técnicos da Sedes. O primeiro estudo será realizado com as famílias atendidas pelo Restaurante Popular do Anjo da Guarda.
Segundo a gestora do Programa Restaurante Popular, nutricionista Raissa de Cássia Martins, a consolidação da ideia de que a alimentação como direito humano básico deve ser uma preocupação cotidiana é o que norteia a iniciativa da Sedes em realizar a pesquisa, no sentido de identificar os grupos familiares que ainda se encontram em processo de insegurança alimentar, na região pesquisada.
Ela explica, ainda, que a insegurança alimentar é a falta de acesso por meios socialmente aceitáveis a uma dieta qualitativa e quantitativamente adequada às necessidades humanas individuais, de forma que todos os membros da família se mantenham saudáveis.
“A insegurança alimentar, além de ferir o direito básico à alimentação, pode se manifestar de diversas formas, como doenças associadas à má alimentação, à fome e ao consumo de alimentos que não são seguros e, portanto, prejudiciais à saúde”, frisou Raissa de Cássia.
O Projeto Restaurante Popular tem como objetivo garantir segurança alimentar e nutricional às populações em condições de pobreza ou extrema pobreza, oferecendo alimentação saudável originada de processos seguros e vendida a preço simbólico de apenas um Real. O último levantamento realizado pela coordenação mostrou que os restaurantes do Anjo da Guarda e da Cidade Olímpica serviram mais de 300 mil refeições, de junho/2012 a abril de 2013.
Na pesquisa que será realizada pelos alunos, serão aplicados questionários de avaliação nutricional, socioeconômica, os hábitos alimentares, entre outros aspectos afins, para se chegar a um diagnóstico mais preciso das reais carências nutricionais das famílias envolvidas no estudo e os motivos que contribuem para isso, se é por falta de renda, desconhecimento ou outro fator qualquer.
Além de identificar as carências nutricionais das famílias pesquisas e o perfil dos usuários do Projeto, a iniciativa tem como finalidade acompanhar, de alguma forma, as famílias inseridas nesse contexto e ajudá-las a chegarem a um índice aceitável de nutrição, adequando as refeições servidas nos Restaurantes Populares às principais carências nutricionais apresentadas pela população-alvo do estudo.