A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social (Saas), realizou, na última terça-feira (26), reunião para discutir a criação do Núcleo Estadual de Educação Permanente (Nuep) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do Maranhão.
Os Nuep’s são instâncias de consulta e assessoramento dos órgãos gestores do Sistema Único de Assistência Social e têm como objetivo contribuir para a valorização dos trabalhadores do SUAS, privilegiando a qualificação técnica de todos aqueles que atuam na área.
gA instituição de um Núcleo de Educação Permanente é de grande importância para se obter avanços e fortalecer, ainda mais, a Política de Assistência Social no estado, pois são espaços que potencializam a aprendizagem em gestão, elevando os níveis de qualidade e eficiência dos serviços prestados à comunidade, bem como proporcionar aos servidores oportunidades de crescimento pessoal e profissional”, explicou a secretária adjunta de Assistência Social, Célia Salazar.
A reunião foi um momento de fomentar parcerias para a institucionalização do Núcleo, entre elas a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Colegiado Estadual de Assistência Social (Coegemas), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sindicato dos Assistentes Sociais do Maranhão, Conselho Regional de Contabilidade, Conselho Estadual de Assistência Social, dentre outros.
Após o aceite das entidades presentes para comporem o Nuep, o secretário de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, irá assinar a Portaria de criação do Núcleo e dará posse aos membros. A próxima reunião será realizada em maio para dar continuidade às ações estaduais de assistência.
Segundo o secretário de estado do Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, uma das importantes ações de fortalecimento da Política de Assistência Social é a gestão de trabalho, responsável pela educação permanente em todo o Maranhão.