Em reunião no Palácio Henrique de La Rocque, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, apresentou o plano de trabalho da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) aos secretários, diretores de órgãos e representantes de entidades ligadas diretamente ao poder executivo. O objetivo foi debater com os gestores as parcerias que podem ser firmadas com cada uma delas.
Iniciando o debate pelo diagnóstico feito pela atual gestão de Ciência e Tecnologia no Maranhão, o secretário destacou as principais metas do governo Flávio Dino para a área e esclareceu que é prioridade levar conhecimento, tecnologia e oportunidade para toda a população maranhense, sem excluir qualquer trabalhador ou jovem.
Para Bira do Pindaré, o cumprimento das metas apresentadas representará um salto em desenvolvimento econômico e justiça social para cada cidadão do estado. Segundo ele, um jovem que se forma representa a mudança não apenas para ele como indivíduo, mas para a comunidade que mora, trabalha ou desenvolve qualquer tipo de interação, estudo ou pesquisa.
O plano de trabalho reuniu todos os projetos que deverão ser desenvolvidos pela Secretaria e as três instituições vinculadas a ela como a Fapema, Uema, Iema. Na explanação feita pelo secretário Bira foram apresentados projetos que garantem o ensino de língua estrangeira, o investimento em pesquisa voltado para desenvolvimento social do Maranhão – como forma de garantir a popularização da Ciência, além da formação de mais mestres e doutores, do investimento nas StartUps.
Para a Uema e Iema, dentre as prioridades, o secretário anunciou a implantação da lei de incentivo à inovação, o fortalecimento da Universidade Estadual com reforma e instalação de novos campi, dos CVTs e a instalação dos campi do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.
Todo o plano da Secretaria de Ciência e Tecnologia contempla as políticas adotadas pelo governador Flávio Dino, sobretudo no que tange a geração de emprego, renda, promoção de desenvolvimento sustentável com justiça social por meio da democratização do saber, do conhecimento, conforme registrou o secretário Bira do Pindaré.
Publicado em Regional na Edição Nº 15285
Comentários