São Luís - O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), apresenta a comunidade acadêmica, empresários e sociedade, nesta segunda-feira (12), os editais que serão lançados este ano pela Fapema, com o objetivo de financiar projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento do estado. O evento acontece às 14h30, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, e será presidido pela secretária da Sectec, Olga Simão, e pela diretora da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra.
Durante a solenidade acontece também a palestra do presidente da Rede Europeia de Living Labs, Álvaro de Oliveira, marcando a primeira edição do Projeto Colóquios Fapema 2012. O palestrante trará aos presentes a experiência do projeto Laboratórios Vivos, uma nova metodologia de inovação, que consiste na participação dos atores envolvidos no processo inovativo, através do desenvolvimento de novos serviços e aplicações associadas às tecnologias de informação e comunicação.
Este ano, serão anunciados 40 editais que somam mais de R$ 26 milhões em investimentos na Ciência, Tecnologia & Inovação do Maranhão, além do edital especial “Projetos Estratégicos para o Maranhão”, apresentado na manhã de terça-feira (6) aos coordenadores e pró-reitores de pós-graduação, no qual serão aplicados aproximadamente R$ 20 milhões em recursos oriundos do Governo do Estado. O projeto é resultado de uma parceria com várias secretarias de estado, visando fortalecer os programas empreendidos pelo Governo do Maranhão.
Os recursos são destinados a bolsas, auxílios, convênios federais, programas de divulgação científica, inserção de pesquisadores nas empresas e projetos estratégicos para o Maranhão, em todas as áreas do conhecimento. As chamadas têm como objetivo promover o fomento à pesquisa, ao intercâmbio e à difusão de ciência, tecnologia e inovação no estado.
“Esse incremento é uma resposta muito positiva a essa política de lançamento de editais simultâneos, experimentada pela primeira vez em 2009. Todos os anos o aporte em recursos tem sido maior, uma prova de que a procura por parte dos pesquisadores maranhenses também tem aumentado”, disse Rosane Guerra.
Os recursos são provenientes da própria Fapema e, também, captados junto a parceiros nacionais como o CNPq, Finep e Decit, além dos convênios internacionais com o Inria, o CNRS e a Fundação Bill e Melinda Gates.
Editais inéditos
As novidades para esta edição ficam por conta de alguns editais inéditos, como o auxílio para apoiar atividades de pesquisadores maranhenses durante a 64ª Reunião Anual da SBPC, que acontece em São Luís de 22 a 27 de julho, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Outras novidades serão os editais de Cooperação Internacional com instituições americanas e francesas, como o Institut National de Recherche em Informatique et Automatique (Inria) e o Centre National de La Recherche Scientifique (CNRS) da França, e a Fundação Bill e Melinda Gates, dos Estados Unidos, que proporcionarão aos pesquisadores maranhenses intercâmbio com centros de pesquisa internacionais. (Elizete Silva)
Comentários