São Luís - Os secretários de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, e de Articulação Institucional, Rodrigo Comerciário, estiveram reunidos na tarde dessa quinta-feira (14), em São Luís, para discutir a efetivação de parcerias em benefício das associações e cooperativas maranhenses.
Rodrigo Comerciário expôs a Fernando Fialho o trabalho da sua pasta voltado para o fortalecimento do associativismo no Maranhão, a exemplo dos 14 seminários regionais e do encontro estadual realizados este ano, reunindo 1.523 associações para debater a regularização dessas organizações coletivas. Um novo seminário está programado para o dia 27 de julho, em Caxias, reunindo 600 associações da região.
“O governo já garantiu recursos da ordem de R$ 600 mil para esta ação de regularização das associações. A meta é regularizar a documentação dessas entidades e oferecer apoio na elaboração de projetos”, afirmou o secretário Rodrigo.
Comerciário informou que no Maranhão existem cerca de oito mil associações. Ele disse, ainda, que deverá iniciar também um trabalho semelhante junto às cooperativas, com a realização do 1º seminário de cooperativismo no Maranhão.
Fernando Fialho afirmou a Rodrigo Comerciário que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) vai apoiar o projeto da Secretaria de Articulação Institucional para a regularização das associações maranhenses. Outros pontos da parceria enfatizados por Fialho foram a contribuição do desenvolvimento e a inclusão socioprodutiva das famílias de baixa renda organizadas em associações e cooperativas.
“São eixos de ação da Sedes de combate à extrema pobreza rural e urbana no Maranhão. Temos de incentivar o protagonismo. Vamos procurar dar apoio e oferecer as ferramentas necessárias”, completou.
O gestor da Sedes falou sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PCPR), da Sedes, destinado a investimentos em infraestrutura e aquisição de terras pelos agricultores familiares, cujos recursos, no montante de R$ 27 milhões, estão bloqueados nas contas das associações há quase 3 anos, justamente por falta de regularização de documentação dessas organizações.
Também foram discutidas ações conjuntas entre as secretarias, como o curso de capacitação no Sistema de Convênios (Sincov), do Governo Federal, destinado aos contadores que prestam serviço para as associações, bem como uma parceria para buscar soluções que levem à redução das despesas dessas organizações.
Ao final da reunião, ficou acertado um novo encontro dos dois secretários com a equipe de técnicos da Sedes que trabalham com o Programa Nacional de Crédito Fundiário e com o desenvolvimento do associativismo e cooperativismo no Maranhão. (Rejane Freitas)
Publicado em Regional na Edição Nº 14429
Comentários