São Luís - Os secretários Rosane Nassar Meireles Guerra (Ciência e Tecnologia) e Jurandir Filho (Turismo), acompanhados do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico (Fapema), Antônio Luís Amaral Pereira, e o presidente do Living Labs, Álvaro Oliveira, visitaram, no final da tarde de quarta-feira (25), a Expotec que acontece durante a Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que termina nesta sexta-feira (27) em São Luís. Eles percorreram vários stands e comemoraram o sucesso da exposição.
Segundo Antônio Luís Pereira, a reunião da SBPC está sendo um sucesso e o trabalho conjunto da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) com o Governo do Estado foi fundamental para que essa iniciativa desse certo. “A contribuição do governo do Maranhão foi muito grande, as parcerias com as secretarias de governo possibilitaram para a universidade a viabilização de várias atividades que estamos vendo aqui hoje”, analisou.
Várias ações realizadas na SBPC tem o apoio do Governo do Maranhão. No Centro de Ciências Humanas, a feira de economia solidária faz sucesso. A qualquer hora é possível encontrar a venda um dos mais famosos pratos típicos do maranhense, a juçara com o camarão frito. Em frente ao CEB Velho, no prédio da Biblioteca Central, o Caminhão do Viva Mulher realiza atendimentos preventivos às mulheres interessadas.
No Pavilhão do SEMIC Jr, ao lado do Centro Paulo Freire, onde se concentram as palestras, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) mantém um stand que é dos mais visitados com informações preciosas a quem procura por conhecimentos educacionais.
Existe ainda na Cidade Universitária, a réplica de uma embarcação, que faz parte do trabalho do Estaleiro Escola, e atrai milhares de crianças, jovens e adultos interessado sem registrar o momento através de fotografias e conhecer um pouco mais do projeto desenvolvido no Estaleiro.
Na Expotec, quem visita o stand do Governo do Maranhão, deixa de ser observador para ser participante. Totens possibilitam que o visitante tire sua fotografia em qualquer cenário turístico do Maranhão, sem sair da SBPC. “Quando a Secretaria de Turismo propôs esses totens, nós tínhamos como intenção principal levar o conhecimento. Fazer com que o visitante se interessasse pelo destino turístico. E nós estamos conseguindo isso”, afirmou o secretário de Turismo, Jura Filho.
Também presente no stand, a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação Rosane Guerra, explicou a um visitante ilustre, o presidente do Living Labs, Álvaro Oliveira, como funcionava o sistema de divulgação das publicações científicas realizadas pelo Governo do Maranhão, por meio da Fapema. Interessado, o presidente da entidade, que congrega parcerias com agentes do processo de inovação para desenvolver novas tecnologias, ouviu com atenção às explicações.
Na visão do presidente da Fapema, Antônio Luís Amaral, a Fapema tem um papel fundamental dentro do estado, já que vem contribuindo nos últimos anos com a iniciação científica. “Queremos dar continuidade a esse trabalho, para que possamos alavancar ainda mais o conhecimento científico no Maranhão”, analisou. (Elizete Silva)