Manuela Barros, do CE Vicente Maia (Anjo da Guarda) apresentou demandas de sua escola

O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, se reuniu nessa quinta-feira (13), no auditório do Centro de Ensino Liceu Maranhense, com estudantes de escolas da rede estadual de ensino, localizadas em São Luís. A finalidade foi estabelecer um canal de diálogo, no qual os jovens pudessem apresentar os seus anseios e expectativas em relação à educação para os próximos anos.
Para isso, foram convocados alunos de várias escolas, para que junto ao secretário Pedro Fernandes e outros gestores da Seduc, pudessem discutir o cenário atual da educação no Maranhão, principalmente no que diz respeito ao ensino e à infraestrutura das unidades escolares.
Segundo os alunos, essa é a primeira vez que eles participam de uma reunião para discutir a realidade educacional do estado. “Essa reunião é vista com grande esperança por toda a classe estudantil. Pude trazer os anseios da minha escola que fica na área Itaqui-Bacanga”, declarou Manuela Barros, do CE Vicente Maia, no Anjo da Guarda. “Propomos ao secretário uma escola com boa infraestrutura, profissionais qualificados e mais investimentos na educação,” completou a estudante.
Depois de ouvir representantes de várias escolas da rede estadual, Pedro Fernandes explicou que a iniciativa correspondeu aos objetivos do encontro. Fernandes ressaltou que trabalhará para colocar a educação do Maranhão em seu local de merecimento, que é a excelência no ensino.
“As problemáticas que foram apresentadas aqui são conhecidas da Seduc e estamos trabalhando para buscar os melhores encaminhamentos possíveis. É notório que algumas situações demandam tempo, mas estamos nos empenhando para solucioná-las, e assim, proporcionarmos aos nossos alunos uma escola com boa infraestrutura, profissionais qualificados e mais investimentos na área do ensino. O importante é que estamos trabalhando duro para que a educação no Maranhão possa alçar patamares de excelência”, ratificou.
Leuzinete Pereira, secretária Adjunta de Ensino, frisou que esse novo processo trabalhado na Seduc de aproximação com os estudantes tem como foco a melhoria da educação. “Tivemos a oportunidade de observar que alunos de várias unidades de ensino estiveram presentes e reivindicaram melhorias para as suas escolas, quer na infraestrutura, quer na qualificação dos profissionais da educação”, avaliou.
Olimpíada de Química - Na ocasião, o secretário Pedro Fernandes participou da premiação dos alunos da rede estadual de ensino, que se destacaram na 4ª Olimpíada de Química, promovida pela Associação Brasileira de Química em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma).
O secretário observou que os resultados são importantes para a educação do Maranhão, pois mostram que os alunos estão focados no intuito de representar da melhor forma possível suas escolas e o Estado do Maranhão.
“Nossos alunos estão de parabéns pelo prêmio que conquistaram. Esse resultado demonstra que eles estão preocupados com a qualidade do ensino que é oferecido pelo Estado. É nesse sentido que iremos trabalhar a nossa gestão. Temos a responsabilidade de transformarmos a educação do Maranhão em excelência”, realçou.
“Depois de diversas edições das Olimpíadas de Química, tivemos, pela primeira vez, alunos da rede estadual de ensino com premiações relevantes, como primeiro, segundo e terceiro lugares. Todos esses alunos estão de parabéns pelos resultados obtidos”, declarou o coordenador estadual da Olimpíada de Química, Jean Carlo, durante a premiação.
A aluna do Liceu Maranhense, Gabriela Medeiros, medalhista de ouro, enfatizou que o resultado foi fruto de muita dedicação e estudo. “Estudamos muito para que chegássemos a esse resultado. É claro que já vínhamos com uma base teórica de outros anos de estudo, mas foi neste ano que nos dedicamos para que pudéssemos participar dessa olimpíada da melhor forma possível e esse resultado vem coroar nosso empenho”, comentou. (Nielsen Furtado)