A 14ª Exposertão, evento que conta com apoio do Governo do Estado, foi aberta nessa quinta-feira (23). O secretário de Estado da Infraestrutura, Luís Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney, participou da cerimônia, ao lado dos secretários Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Maurício Macedo (Indústria e Comércio) e Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar), prefeitos, vereadores e secretários das cidades que compõem a microrregião de médio sertão maranhense.
O secretário Luís Fernando lembrou o apoio da governadora Roseana Sarney, que em seu primeiro mandato possibilitou a realização da primeira Exposertão em 1999. Ressaltou, ainda, que a parceria entre o governo e os municípios acontece constantemente para implementação de obras que garantam mais qualidade de vida para a população.
“O Governo do Estado é parceiro dos municípios. Aqui em São João dos Patos nós temos um grande exemplo disso, pois olhamos a cidade bem cuidada, pavimentada graças a essa parceria do governo e dedicação do município”, declarou.
O evento começou com a tradicional Cavalgada da Exposertão, com participação de cerca de 360 cavaleiros e amazonas. Logo após, houve a entrega de cinco motocicletas para 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de São João dos Patos. Os veículos representam um reforço para na área de segurança pública. Por suas características como tamanho, facilidade na execução de manobras e superar obstáculos, as motocicletas possibilitam maior agilidade no patrulhamento e abordagem durante as ações de combate ao crime.
O prefeito de São João dos Patos, Waldênio de Sousa, anfitrião da festa, ressaltou que a exposição é mais uma alternativa de negócio e lazer, hoje é um espaço consolidado para o desenvolvimento de conhecimento técnico da para melhoria da produção na região.
“Esse é um evento para o desenvolvimento do nosso agronegócio. A prova disso está aqui em nossos estandes com tratores com inovações, maquinário, tecnologia. Nos nossos estandes de equinos, caprinos, ovinos e bovinos, estão a oportunidade melhorar genética do rebanho. Esse é objetivo da Exposertão: interagir com todos os municípios da nossa microrregião e trazer tecnologia, trazer genética de qualidade para que nós possamos está sempre melhorando”, destacou o prefeito Waldênio de Sousa.
O secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, explicou que agregar valor à produção já existente abre um leque de possibilidades de ampliação do comércio local o que gera mais renda e emprego e, assim, a economia vai fortalecendo a região.
“O interesse do Governo do Estado é alavancar essa produção para que ela se transforme em produtos manufaturados que agreguem valor à cadeia produtiva. É transformar esses produtos primários em secundários ou terciários, como por exemplo, com a produção de laticínios e de outros inúmeros produtos que podem ser desenvolvidos”.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Fernando Fialho, destacou a importância do evento e o trabalho realizado pelo governo para fortalecimento da agricultura familiar no Maranhão. “Assim como a agricultura industrial dos grandes produtores, também a agricultura familiar precisa de tecnologia para que o agricultor familiar possa ganhar dinheiro e trazer mais renda para a sua família. O governo tem um amplo programa, dá apoio à agricultura familiar, num trabalho que faz parte do grande programa de combate à pobreza no Maranhão. E, com isso, temos investido na assistência técnica, criando cada vez mais parceria com as prefeituras para fortalecer programas de compras locais”.
O evento - No Parque de Exposições Antônio Mauro Porto estão expostos cerca de 300 animais, entre caprinos, ovinos, equinos e bovinos de corte e leite. A programação inclui ainda concurso leiteiro, cavalgada, leilões, encontro da Agricultura Familiar, palestras, cursos técnicos voltados para produtores rurais, e shows musicais com artistas locais e de outros estados. Ao todo, são 50 expositores nas categorias animais, tratores, veículos, instituições, prefeituras e outros; e a expectativa é que a feira movimente até R$ 1,5 milhão em negócios durante os quatro dias de funcionamento.
Os números demonstram a força da agropecuária na cidade. O município de São João dos Patos se destaca pela produção de grãos - aproximadamente 3,6 milhões de toneladas de arroz, 2 toneladas de milho e 225 toneladas de feijão -, além de culturas tradicionalmente da agricultura familiar como a mandioca - 500 toneladas. Na pecuária, os principais rebanhos são de aves - 112.217 cabeças - e de bovinos - 22.333 cabeças.
A exposição acontece desde 1999 e é considerada um dos maiores eventos agropecuários da região. Além dos grandes produtores, o evento também apresenta possibilidades de desenvolvimento para o pequeno agricultor. Um exemplo disso é V Encontro da Agricultura Familiar que faz parte da programação da Exposertão.
Publicado em Regional na Edição Nº 14712
Comentários