Fernando Fialho com a secretária-adjunta de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), Paula Montagner

São Luís - Expor as ações do Programa de Combate à Pobreza Extrema no Maranhão e estreitar parcerias com o Governo Federal foi a pauta da reunião de trabalho do secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, em Brasília, com representantes da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Aos representantes do Governo Federal, Fernando Fialho explicou o empenho e a determinação política da governadora Roseana Sarney (PMDB) no combate à pobreza extrema no estado ao criar a Sedes e assegurar recursos de R$ 500 milhões do Tesouro Estadual para essa ação.
Na reunião com o secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros, o gestor da Sedes apresentou a medida provisória e o decreto assinados pela governadora Roseana Sarney criando a Sedes, além da instalação do programa de assistência técnica, permanente destinado a agricultura familiar e economia solidária.
A importância do trabalho articulado entre o Governo do Estado e a o União foi a tônica da conversa de Fialho com o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir André Muller. “Ainda neste semestre, levaremos técnicos da Sedes até Brasília para maior integração com servidores do Ministério que trabalham com os programas nacionais”, adiantou.
Com Tiago Falcão, secretário Nacional de Combate à Fome, do MDS, o gestor da Sedes explicou a estrutura da secretaria com a formação de equipes especializadas, dos projetos em andamento (oriundos da extinta Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário – Sedagro) - e em elaboração, voltadas para a política agrária, seleção de municípios pilotos, cujos prefeitos se comprometerem a implantarem as ações do Programa de Combate à Pobreza no Maranhão.
Tiago Falcão convidou Fialho para participar do Encontro Nacional de Secretários Estaduais engajados no combate à erradicação da pobreza
extrema que ocorrerá, em junho, no Rio de Janeiro, para falar sobre o trabalho desenvolvido no Maranhão.
Outra reunião de Fernando Fialho foi com a secretária adjunta de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Paula Montagner. “Ao saber das propostas da Sedes, Paula Montagner explicou como funciona a SAGI e disponibilizou materiais publicados de sua pasta para o Maranhão”, relatou o secretário.
Na avaliação de Fialho, os encontros de trabalho foram bastante proveitosos à medida que propiciou o intercâmbio e troca de experiências entre técnicos da Sedes e da União, além da apresentação do Programa de Combate à Pobreza do Maranhão a secretários estaduais, em evento específico, no Rio de Janeiro, assim como, a disponibilização de material publicado pelo Governo Federal ao Maranhão. (Vânia Rodrigues)