Secretário Fábio Gondim durante encontro com a secretária Renata Vilhena

São Luís - O secretário de Estado de Gestão e Previdência do Maranhão, Fábio Gondim, e a secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Renata Vilhena, estiveram reunidos, na manhã dessa quinta-feira (14), em Belo Horizonte (MG), para trocar experiências de boas práticas que visem a modernização, a eficiência e agilidade do serviço público. O Estado de Minas Gerais é hoje referência nacional na área de gestão pública.
Entre outras experiências, Gondim conheceu a política integrada e estratégica de gestão de pessoas no serviço público, implementada em Minas Gerais e a reforma administrava iniciada em 2003 naquele estado para reverter o modelo burocrático, centralizado e moroso da administração pública em uma nova modalidade de gerenciamento focada em resultados.
“Conhecendo e observando modelos gerenciais definitivamente reconhecidos por seus resultados, vamos aprimorar os nossos programas, melhorar nossa gestão e, consequentemente, assegurar a eficiência do Estado e a prestação de serviço de qualidade”, avaliou Gondim ao final da reunião.
Gondim enfatizou o compromisso do Governo do Maranhão em tornar a máquina pública mais eficaz para responder e atender aos anseios do servidor e do cidadão com a prestação de serviços de melhor qualidade. “Precisamos ter um melhor gerenciamento do patrimônio mobiliário e imobiliário do Estado, regulamentar a contratatação de serviços como de telefonia, limpeza e segurança e adotar medidas que garantam ao servidor, de forma rápida, a concessão de benefícios como a aposentadoria”, enumerou.
Na área de previdência, Gondim ressaltou medidas que já estão sendo implementadas para agilizar e aprimorar o Sistema de Concessão de Aposentadoria e Pensão como a digitalização de cerca de 25 milhões de documentos do Arquivo Central e da Previdência para facilitar o acesso a informações, além de assegurar mais celeridade à concessão de benefícios como aposentadorias e pensões.
O secretário relacionou, ainda, o projeto de Mapeamento de Processos, que permitiu a modelagem de 10 processos que serão virtualizados, como o de “Progressão e Promoção”, “Aposentadoria por Invalidez”, “Aposentadoria por Idade e Tempo de Serviço” e de “Aluguel de Imóveis”.