Secretário de Estado de Segurança Pública, Marcos Affonso

No trabalho de combate e prevenção à criminalidade no Maranhão, o secretário de Estado de Segurança Pública, Marcos Affonso, enfatizou a integração das forças policiais para otimizar as ações da polícia.

 As forças de segurança, polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e Grupo Tático Aéreo (GTA) e participação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) têm integralizado um conjunto de medidas e ações, que está contribuindo com a diminuição do índice de violência no estado.
Conforme destacou o secretário, as operações estão sendo articuladas em conjunto, onde é estabelecida a troca de informações e de suporte materiais. As operações policiais de fiscalização da Lei Seca recebe o suporte dos etilômetro (Bafômetro) – aparelho utilizado para determinar a concentração de bebida alcoólica em uma pessoa, da SMTT.
Como parte das ações, o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública do Estado do Maranhão (GGI) realiza reuniões mensais para discutir e planejar ações estratégicas para serem realizadas durante o ano.  
O GGI foi instituído pela Lei nº 8.434, de 28 de junho de 2006, sob a responsabilidade de coordenar o Sistema de Segurança Pública, mediando a relação das instituições que o compõem. A gestão desenvolve o planejamento estratégico das ações integradas a serem implantadas; a identificação de demandas, com base em diagnósticos para eleger prioridades.
Mediante a efetividade da integração das forças de segurança, o Secretário Affonso ressalta que as ações têm surtido reflexos positivos para sociedade. “Esse trabalho conjunto é essencial para fechar de forma positiva o nosso trabalho”, destacou. (Secom)