Secretário Cláudio Azevedo falou sobre a importância do agronegócio na região

A Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Açailândia (Expoaçai) foi aberta oficialmente na noite da última quarta-feira (10), no Parque de Exposições José Egídio Quintal Filho. O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, participou da abertura, que contou com a presença do prefeito de Açailândia, Ildemar Gonçalves e do diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão, Fernando Lima.
Este ano, a expectativa do Sindicato dos Produtores Rurais de Açailândia (Sinpra), responsável pela realização do evento, é de que a 4ª Expoaçai supere as edições anteriores. Comparando com os números do ano passado, essa previsão tem tudo para se concretizar. Estão participando 155 expositores, entre estandes, baias, currais e boxes - 100 a mais do que no ano passado – com estimativa de volume de negócios de R$ 8 milhões, por meio de leilões, venda de máquinas, implementos agrícolas e animais - em 2010 foram R$ 5,5 milhões - e uma estimativa de público de 120 mil pessoas.
O secretário Cláudio Azevedo ressaltou o crescimento da região de Açailândia, que possui um dos maiores rebanhos do Maranhão, com cerca de 1,1 milhão de bovinos. “A governadora Roseana Sarney está trabalhando para que o Maranhão cresça cada vez mais no setor agropecuário. O alcance, até o final do ano, da classificação de zona livre de febre aftosa será um grande avanço para impulsionar a pecuária do Maranhão”, afirmou.
Cláudio Azevedo ressaltou ainda que a Sagrima vai auxiliar na elaboração de um projeto definitivo para estruturação do parque de exposições, onde acontece a Expoaçai. “É necessário adequar o parque, com calçamento e arborização para melhorar ainda mais a Expoaçai, que vem se consolidando como uma das maiores feiras agropecuárias do Maranhão”, afirmou.
A Sagrima, com seu órgão vinculado, a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), está participando da Expoaçai com um estande onde estão sendo mostradas as principais ações executadas pelo Sistema Sagrima em todo o estado. “A Aged também é responsável pela fiscalização da entrada e saída dos animais que estão participando da feira, onde é verificada a documentação zoossanitária dos animais”, explicou o diretor geral da Aged, Fernando Lima.
Durante a Expoaçai, a Aged está realizando ainda o projeto Fazendo Educação, com a apresentação de palestras e teatro de fantoches a crianças da rede pública de ensino, com temas relacionados à defesa sanitária agropecuária.
Na abertura oficial, o prefeito Ildemar Gonçalves agradeceu a presença e o apoio do secretário Cláudio Azevedo e disse que o trabalho realizado pela Sagrima é de suma importância para impulsionar o setor produtivo. “A produção de leite na nossa região é muito significativa e nós temos cinco laticínios instalados em Açailândia. Precisamos da ajuda do governo estadual para melhorar a bacia leiteira e ampliar essa produção, pois nós temos muito potencial”, afirmou o prefeito.

Programação
Na programação da Expoaçai, que se encerra no domingo (14), será realizado o Shopping Misto, a 4ª Prova dos Três Tambores, 4º Leilão Açaí Leite, 6ª Ferra de Bezerros, além dos rodeios e dos shows artísticos. (Vitória Castro)