O secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, conferiu o início da colheita de 4.200 quilos de arroz cultivados por agricultores familiares integrantes do Projeto Salangô, no município de São Mateus. A visita ocorreu na última sexta-feira (13), após o secretário participar de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de São Mateus para apresentar o Programa Água para Todos, evento que também aconteceu na câmara de Alto Alegre do Pindaré.
O arroz plantado no período das chuvas no Projeto Salangô, numa área de 1.400 hectares, será comercializado nos municípios de Balsas, Zé Doca, Itapecuru Mirim, Pedreiras e Teresina (PI). Três toneladas de sementes selecionadas de arroz, que fazem parte do Programa Plantar e Colher no Maranhão foram entregues pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) aos agricultores familiares que plantam no Salangô.
“Queremos que o Salangô se torne um projeto cada vez mais viável. É preciso melhorar a gestão, envolvendo empresários e agricultores familiares”, explicou Cláudio Azevedo.
Além das sementes de arroz, a Sagrima vai fornecer sementes de feijão aos agricultores familiares do Projeto Salangô. “A previsão é de que o plantio aconteça no período de maio a junho e a colheita 60 dias depois”, explicou o chefe do Departamento de Agricultura Irrigada da Sagrima, Laniel Barros, que estava acompanhando o secretário em visita ao projeto, juntamente com o chefe do escritório da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) dos Cocais, Feliciano Albuquerque; empresário Domingos Júnior; vereador Sebastião Nina; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Mateus, Valentim Sousa.
Ao todo, a Sagrima adquiriu 400 toneladas de sementes de feijão que vão ser distribuídas, ainda este mês, aos agricultores familiares maranhenses.
Audiência pública
Antes da visita ao Projeto Salangô, Cláudio Azevedo apresentou o Programa Água para Todos aos vereadores e representantes das comunidades rurais de São Mateus. Ele atendeu a uma indicação da vereadora Soliene Boueres Ferreira, que foi assinada pelo presidente da Câmara de Vereadores de São Mateus, Antônio Neto.
Também participou da audiência pública o engenheiro civil da Superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) do Piauí, Sérgio Costa, que é responsável pela execução do Programa Água para todos no Maranhão.
Em maio, serão iniciadas a instalação de 740 cisternas do Programa Água para Todos no município de São Mateus. “Esse é um programa muito importante para as comunidades rurais de nosso município porque vai atender uma necessidade básica das famílias, que é o acesso à água”, enfatizou a vereadora Soliene Ferreira, durante a audiência pública.
Água
O Programa Água para Todos, que está sendo executado no Maranhão pela Codevasf, em parceria com a Sagrima, prevê inicialmente a instalação de 4.302 cisternas em 14 municípios maranhenses. Mais 23.014 cisternas já foram garantidas pela Codevasf e serão instaladas em outros municípios que ficam na área de atuação da companhia, abrangendo as bacias hidrográficas dos rios Itapecuru, Mearim e Parnaíba.
A previsão é de que em meados do mês de maio a Codevasf conclua, em Matões do Norte, a instalação das primeiras 150 cisternas de polietileno, com capacidade para armazenar 16 mil litros das águas captadas das chuvas por meio das calhas instaladas nas casas.
Antes de ir a São Mateus, Cláudio Azevedo visitou o povoado Morro Grande, em Matões do Norte, e verificou as cisternas que já foram instaladas. O secretário Cláudio Azevedo também apresentou o Programa Água para Todos na Câmara de Vereadores do município de Alto Alegre do Pindaré. (Vitória Castro)
Comentários