O secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, apresentou à procuradora Ana Karizia, do Ministério Público Federal no Maranhão, as ações que estão sendo implementadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do programa Saúde é Vida. A apresentação se deu, na tarde da terça-feira (30), durante uma reunião da qual participaram os diretores das Unidades Estaduais de Saúde em São Luís e no interior.
Durante sua fala, Ricardo Murad apontou os avanços e conquistas da primeira fase do Saúde é Vida (2009/2012) e as ações planejadas para a segunda etapa do programa (2012/2015). “Fizemos na saúde do Maranhão uma revolução inacreditável, com a melhoria significativa da rede e dos atendimentos”, salientou o secretário.
Além das ações desenvolvidas em São Luís, Ricardo Murad falou também sobre as outras sete macrorregiões de saúde - Imperatriz, Coroatá, Balsas, Pinheiro, Presidente Dutra, Caxias e Santa Inês - e os investimentos feitos pelo Governo do Estado no âmbito da saúde nestes locais.
Ele destacou os dois hospitais estaduais de alta complexidade na macrorregião de São Luís - Carlos Macieira e Tarquínio Lopes Filho - e ainda os sete hospitais das macrorregionais, os nove hospitais gerais das regionais de Barreirinhas, Peritoró, Alto Alegre do Maranhão, Grajaú, Timbiras, Monção, Chapadinha, Turiaçu e Alto Alegre do Pindaré, e os 64 hospitais municipais.
“Vale ressaltar que nunca nos faltou mão de obra, todos esses hospitais estão funcionando com a presença de profissionais de saúde treinados pela própria secretaria, e temos investido muito na capacitação, inclusive trazendo cursos ministrados pelo Hospital do Coração (HCOR), de São Paulo”, ressaltou Ricardo Murad.
Sobre as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o secretário destacou que o modelo implantado no Maranhão tem características próprias, que as diferem das do restante do Brasil. “Temos 10 UPAs, sendo cinco na capital e cinco no interior, e elas não foram simplesmente copiadas, mas adequadas à nossa realidade”, frisou o secretário.
Investimentos
Sobre os novos investimentos, o secretário apresentou dados animadores. Na área hospitalar, somente no Hospital de Alta Complexidade Carlos Macieira serão criados 150 leitos. Em Pinheiro, Imperatriz, Santa Inês e Caxias serão implantados hospitais macrorregionais com 100 leitos (em Balsas e Chapadinha), hospitais gerais regionais com 50 leitos e o Hospital Macrorregional de Coroatá terá mais 50 leitos. Na área ambulatorial será criado em São Luís o Instituto de Câncer (Icesma), que incluirá serviço de radioterapia.
Durante a reunião a procuradora pôde conhecer ainda o funcionamento da Central Interna de Leitos, bem como o Plano de Urgência e Emergência, ambos coordenados pela SES.
MPF
Em sua fala, a procuradora da República explicou a dinâmica do Ministério Público Federal (MPF) e como a instituição age nos casos relacionados às questões de saúde. “Este foi um primeiro contato com o secretário de saúde Ricardo Murad e desejo que este contato fique mais próximo com a finalidade de resolver questões sem que seja preciso a judicialização”, destacou.
Ao final da reunião, Ricardo Murad se colocou à disposição da Procuradoria. “Queremos cooperar com o MPF, resolver os problemas sem muita burocracia e nos propomos a fazer um bom trabalho com o envolvimento de toda nossa equipe”, concluiu o secretário, destacando que o atendimento na rede estadual está sendo feito de forma universal, com qualidade e voltado para todos, indistintamente. (Carla Melo)
Publicado em Regional na Edição Nº 14544
Comentários