Rosane Guerra apresentou detalhes do programa do Governo do Estado

A secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rosane Guerra, apresentou nas cidades de Açailândia e Imperatriz, o edital de chamamento para cadastro de empresas parceiras na execução do Programa de Estágio Viva Primeiro Emprego. A apresentação ocorreu nestas terça (20) e quarta (21). O formulário para cadastro das empresas interessadas estará disponível a partir desta sexta-feira (23), no site do programa (www.primeiroemprego.ma.gov.br). Fica aberto até o dia 1º de março.
Em Açailândia, a apresentação aconteceu na Associação Comercial e Industrial (ACI) da cidade. Participaram representantes de empresas locais e membros da diretoria da ACI. A secretária Rosane Guerra destacou o empenho do governo em divulgar o programa por todo estado: “Na primeira chamada fizemos um lançamento em São Luís e, dessa vez, decidimos vir à Região Tocantina por sabermos que essa região possui um forte polo industrial e está crescendo cada vez mais economicamente. Nossa perspectiva é visitar o maior número de municípios possível, envolvendo mais empresas e disponibilizando mais vagas de estágio aos estudantes”, observou.
Já em Imperatriz, foi oferecido um café da manhã aos empresários no Centro de Convenções da cidade. O evento foi apoiado pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz e foi aberto pelo presidente da instituição, Euclides Antônio Viêra.
O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, observou que uma das maiores dificuldades do jovem é comprovar experiência e, nesse sentido, o programa também vem suprir essa necessidade. “Aqui em Imperatriz vivemos um momento importante, com a economia aquecida, vários empreendimentos sendo instalados e milhares de postos de trabalho oferecidos. O Programa de Estágio vem a ser a janela para que os jovens possam adentrar esse mercado com qualificação”, ressaltou Madeira.
Nos dois municípios, a secretária explicou que o programa está em conformidade com a Lei de Estágio, nº 11.788/2008: empresas que possuem de 1 até 5  funcionários só podem solicitar 1 estagiário; de 6 a 10 funcionários, até 2; com 11 a 25 empregados, até 5 estagiários; e acima de 25 empregados, até 20% do número total de funcionários.
Cabe ao governo o pagamento da bolsa no valor de R$ 622,00 e do seguro obrigatório contra acidentes, e à empresa apenas o pagamento do vale-transporte. As vagas requeridas pelas empresas devem estar de acordo com as áreas dos cursos de qualificação profissional oferecidos em cada cidade pelas instituições parceiras do programa - Centro de Capacitação Tecnológica (Cetecma), Instituto de Educação Tecnológica do Maranhão (Ifma), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “É importante que o empresário observe se a vaga selecionada é compatível com os cursos oferecidos em seu município ou em cidade que dista até 60Km”, completou Rosane Guerra.

Polos
O secretário adjunto da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), José Ribamar Torres, e o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica, Solon Lula, destacaram ainda a importância dos Cetecmas, estrategicamente instalados em 11 polos do Maranhão, na execução do programa. “Os alunos com melhor desempenho nos cursos serão encaminhados ao estágio supervisionado. Disponibilizaremos também em cada Cetecma serviço de atendimento aos empresários e alunos, para a solução de eventuais dúvidas”, esclareceu José Torres.
As empresas que desejarem participar deverão manifestar seu interesse preenchendo e enviando online um formulário disponível na Plataforma Chance, na página do Primeiro Emprego. Só poderão participar empresas em conformidade com os critérios previamente estabelecidos pelo edital, como inscrição no CNPJ, possuir alvará de funcionamento, e oferecer condições de proporcionar ao estagiário atividades de aprendizagem social, profissional e cultural.
Ao final de cada rodada para cadastramento das empresas, será lançado edital voltado aos estagiários, com o número, localidade e área das vagas. A meta é oferecer até 2014, 15 mil vagas de estágio em empesas por todo o Maranhão. (Nathalia Ramos)