Ribamar Fiquene – Nesta sexta-feira, 25 de novembro, a Secretaria de Saúde de Ribamar Fiquene realiza a VII Conferência Municipal de Saúde, com o tema Todos usam o SUS - patrimônio do povo brasileiro. O evento acontece com a presença da população fiquenense no salão de reuniões do PETI, no centro da cidade, no horário de 09h às 17h, segundo informou a enfermeira Adinelma Theodoro.
O secretário municipal de Saúde, Joel Zemf, declarou que a Conferência de Saúde contará com a presença do prefeito Dioni Alves, do vice-prefeito Luís Sabino, do presidente da Câmara Genival Fonseca, além de vereadores e secretários municipais. A abertura da Conferência será feita pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jonas Neris Filho.
A coordenadora do programa de Saúde Bucal no município, Dra. Edianne Costa, confirmou sua presença, oportunidade em que fará um relato sobre a prevenção da saúde bucal e a oferta do programa faz durante a semana para atender à demanda de pessoas carentes, moradores da zona urbana e zona rural do município.
O primeiro palestrante será o enfermeiro da estratégia da saúde da família Jonas Filho, que discorrerá sobre o tema Todos usam o SUS - patrimônio do povo brasileiro. O segundo palestrante, com horário previsto para as 11h10, será o coordenador do Núcleo Regional de Educação em Saúde, José Orlando Cavalcante, falando do papel do Conselho Municipal de Saúde.
Depois do intervalo do almoço, a palestrante será Maria Emídia Miguel da Fonseca, que discorrerá sobre a Política Nacional de Humanização (PNH). Daí segue a programação com a divisão dos minigrupos para os trabalhos e debates com os temas Acesso e acolhimento com qualidade: desafio para o SUS; e Participação da comunidade e controle social.
Joel Zemf destacou que durante a convenção vão ser eleitos por voto direto e secreto os membros que vão integrar o Conselho Municipal de Saúde, para o biênio 2011/2013.O secretário chamou atenção sobre a importância dos procedimentos de assistência à comunidade, ressaltando a necessidade de uma política de informação para o cadastramento no Sistema Integrado de Gerenciamento do Cartão do SUS, a identificação do paciente, que deve ser feita na cidade onde ele mora e com ele o cidadão pode ser atendido em toda localidade brasileira.
Publicado em Regional na Edição Nº 14260
Comentários