Reunião do Conselho Estadual de Saúde

São Luís - Membros do Conselho Estadual de Saúde (CES) irão visitar as unidades da rede estadual de saúde. O convite foi feito pelo subsecretário de Estado de Saúde, José Márcio Leite, nessa segunda-feira (6), durante a reunião do CES realizada no auditório do Centro de Medicina Especializada (Cemesp). “Além dos investimentos feitos no Hospital de Alta Complexidade Carlos Macieira, queremos mostrar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e suas salas vermelhas que estão contribuindo para salvar a vida dos maranhenses”, justificou José Márcio.
O subsecretário lembrou que, além dos investimentos em São Luís, o Governo do Estado está investindo na construção de 64 unidades de 20 leitos e UPAs no interior do estado. “Pela primeira vez o Estado está tendo uma ampla rede de atendimento de saúde. O usuário que entra no hospital de 20 leitos no interior será estabilizado e, caso necessite de um atendimento mais complexo, será regulado e encaminhado para um hospital de referência”, ressaltou. No interior também foram inauguradas UPAs em Coroatá e Imperatriz, e estão prestes a entrar em funcionamento as de São João dos Patos, Codó e Timon.
Além de construir e equipar, José Márcio lembrou que a Secretaria de Estado da Saúde também está investindo na qualificação dos funcionários. Desde o início deste mês, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham na rede estadual de saúde estão sendo qualificados por profissionais do Centro de Ensino Treinamento e Simulação (CETS) do Hospital do Coração (HCor) de São Paulo.
O processo de capacitação com equipes do HCor começou com 413 profissionais de nível médio e superior que trabalham na área de urgência e emergência em unidades estaduais do interior maranhense. Os servidores qualificados nesta primeira etapa trabalham nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Coroatá e Imperatriz, além dos hospitais estaduais de urgência e emergência de Grajaú, Morros, Paulino Neves, Lago dos Rodrigues e Presidente Dutra. Também farão parte desta capacitação os profissionais do Hospital Materno-Infantil de Imperatriz.
As duas próximas etapas do curso estão previstas para acontecer nos meses de abril e junho deste ano. Nesta primeira etapa, que se estende até o dia 12, serão capacitados 413 médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, de um total de 1.746 profissionais de nível médio e superior, que participarão do treinamento até meados deste ano. Todos receberão certificados de qualificação.

Desvio de cadeiras

Além dos esclarecimentos sobre a rede de atendimento de saúde, José Márcio e o assessor jurídico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Rafael Tupinambá, explicaram aos conselheiros sobre o curso da investigação das denúncias de desvio de cadeiras de rodas. “A denúncia está sendo apurada porque há indícios de que uma pessoa que tivesse acesso à guarda destas cadeiras possa ter comercializado algumas delas”, informou o subsecretário.
Rafael Tupinambá disse que foi instaurado inquérito policial no 9º Distrito Policial do São Francisco – que será remetido ao Ministério Público. Paralelamente, o secretário Ricardo Murad instituiu uma Comissão de Sindicância para apurar internamente o caso e tomar todas as medidas legais cabíveis. “O funcionário já foi identificado como sendo de uma terceirizada, será demitido e poderá pegar de dois a 12 anos de reclusão”, informou. (Concita Torres)