A secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), Luiza Oliveira, e o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, finalizaram, nessa sexta-feira (18), as negociações para estabelecer um convênio entre os dois órgãos com o intuito de realizar o CapacitaSUAS Maranhão.
O CapacitaSUAS é o programa nacional de capacitação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com o objetivo de aperfeiçoar e qualificar as equipes que executam a Política de Assistência Social, atendendo a população através dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.
De acordo com Luiza Oliveira, o Maranhão tem como meta capacitar 2.250 trabalhadores: “Serão capacitados gestores, assistentes sociais, psicólogos e pedagogos que trabalham na assistência social nos 217 municípios do estado. Com isso, iremos assegurar que eles estejam aptos para atuar na área e garantir a efetivação das políticas”.
Ainda de acordo com Luiza Oliveira, participarão dos cursos os profissionais indicados por meio do Termo de Aceite feito entre a Sedihc e os prefeitos dos 217 municípios do Estado. “Também serão contemplados 150 profissionais do Estado que atuam em instituições como a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), a Casa de Passagem da Criança, o Solar do Outono e outras”, ratificou a secretária.
Na primeira etapa do projeto, estão previstos três cursos com carga horária de 40h cada. Os temas são: Introdução ao provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais do SUAS e implementação de ações do Plano Brasil Sem Miséria; Atualização em gestão financeira e orçamentária do SUAS; Atualização em indicadores para diagnóstico e acompanhamento do SUAS e do BSM. Já na segunda etapa, estão previstos cursos de pós-graduação e mestrado.
O reitor Natalino Salgado solicitou celeridade no processo de assinatura do contrato para iniciar, o quanto antes, as capacitações: “Reconhecemos a importância desse projeto e acreditamos que a Ufma tem professores com plena capacidade para desenvolver esse trabalho, por isso vamos colaborar no que for necessário para a execução. Nosso papel é capacitar e certificar esses profissionais com o auxilio e coordenação da Sedihc”.
Comentários