São Luís - A participação do Maranhão na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável será debatida no seminário “Diálogos Sustentáveis: Rumo à Rio + 20”, organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).
O seminário acontece, na quinta-feira (3), de 8h às 18h, no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, reunindo todos os segmentos interessados no assunto. O seminário é aberto não havendo necessidade de inscrições prévias.
Como forma de ampliar a participação do Maranhão, o seminário Diálogos Sustentáveis: Rumo à Rio + 20 será também realizado em Imperatriz, no auditório da Unisulma, no dia 7 de maio.
Tendo caráter preparatório, os dois eventos têm como objetivo inserir a sociedade nos debates sobre a participação do Maranhão na Conferência, popularmente conhecida como Rio + 20, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro, no período de 13 a 22 de junho.
Promovida pelas Nações Unidas, a Rio + 20 deverá ser um espaço para renovação dos compromissos políticos internacionais com o desenvolvimento sustentável e para a definição de uma agenda política, que contemple essa questão nas próximas décadas.
A Conferência terá como temas centrais a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.
Participação do Maranhão
A participação do Maranhão na Conferência ocorrerá de forma conjunta com os outros oito estados componentes do Fórum de Estados da Amazônia.
Nessa perspectiva, o Seminário pretende reunir os mais diversos setores da sociedade civil e do governo na construção coletiva de propostas para contribuir com a “Carta da Amazônia”, documento será apresentado pelo bloco dos estados amazônicos em evento próprio, que ocorrerá dentro da programação da Rio + 20.
“A expectativa é que o documento consagre uma proposta de política de desenvolvimento integrado para toda a região”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Victor Mendes.
Programação
Em São Luís, a programação contempla, na abertura, a palestra “Economia Verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza”, seguida de dois painéis temáticos: Bases para a Sustentabilidade e Economia da Sustentabilidade e Inovação.
No primeiro painel, estão previstas duas intervenções sobre “Estratégias de Conservação e Uso dos Recursos Naturais” e sobre “Planejamento, tecnologia e dinâmicas de ocupação territorial”. Já no painel Economia da Sustentabilidade e Inovação, serão abordados os temas “Alternativas produtivas e viabilidade econômica para o campo e florestas” e “Planejamento Urbano e Cidades Sustentáveis”.
Na parte da tarde, os participantes serão divididos em quatro grupos de trabalhos para a elaboração das propostas do Maranhão à Carta da Amazônia.
Durante o seminário também será aberto um espaço para o Fórum Maranhense Para o Desenvolvimento Sustentável, após o qual serão consolidadas as propostas maranhenses à Conferência. (Laurene Leite)
Comentários