Foi dada a largada para mais uma edição do Plano Nacional de Qualificação no Maranhão, por meio da Secretaria de Trabalho e Economia Solidária, em convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego. O plano prevê a realização de cursos de qualificação profissional para trabalhadores que se encontram em situação de desemprego.
A primeira fase da implantação do programa este ano, foi a realização do 5º Seminário de Gestão de Política Pública de Qualificação Profissional, realizado esta manhã, no auditório do SENAC, em São Luís.
Para o secretário de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, “o Planteq é um dos programas mais tradicionais na área da qualificação profissional e mantém a responsabilidade social do Estado na melhoria do trabalhador maranhense”.
O PNQ/Planteq é um programa gratuito, realizado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), prevendo cerca de 1.500 vagas para cursos em todos os arcos ocupacionais do Mercado de Trabalho - Construção Civil, Serviços, Comércio, Agropecuária, Indústria, dentre outros. Os cursos são executados por entidades sem fins lucrativos, contratadas através de licitação.
Durante o seminário, os professores das executoras passam por um período de preparação para as aulas, para que conheçam a fundo a política pública de qualificação profissional e para que possam transmitir os valores necessários para os trabalhadores que eles estarão formando.
Segundo Joilene Araújo, supervisora de Qualificação Profissional da secretaria, esse momento é fundamental para o sucesso do programa. “É preciso que as executoras tenham a consciência de que essa política pública é uma política de investimento e por isso ela não pode ser desperdiçada; pelo contrário: ela deve ser aproveitada, sob todas as formas, pelo trabalhador”, explicou.
Para participar dos cursos, o trabalhador precisa estar inscrito em qualquer uma das Agências do Sine, com a opção de candidatar-se a um dos cursos. As turmas serão formadas a partir do banco de dados do Serviço. (Gisele Amaral)
Publicado em Regional na Edição Nº 14163
Comentários