Fortalecer a parceria e estreitar as relações entre a Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres) e empregadores maranhenses. Este foi o acordo firmado entre o secretário José Antônio Heluy e representantes de entidades representantes dos empresários, em reuniões realizadas, nessa quarta-feira (17), Dia Nacional em Defesa do Sistema Público de Trabalho.
O Sistema Público de Trabalho é coordenado pelas agências do Sistema Nacional de Empregos (Sine), responsáveis pelos serviços de encaminhamento para o emprego, homologação de seguro-desemprego e oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional. O fortalecimento desse sistema passa pela necessidade de firmar parceria com os empregadores, que oferecem vagas no mercado de trabalho por meio do Sine.
“Os resultados alcançados pelo Sine são revertidos em maior benefício para o trabalhador, para o empregador e para a sociedade maranhense, através de mais recursos que serão investidos em qualificação e ampliação de nosso atendimento”, explicou José Antônio Heluy.
As reuniões do secretário foram realizadas com o vice-presidente da Federação da Agricultura no Maranhão (Faema), Raimundo Coelho de Souza e com o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Maranhão (Senar), Antônio Luiz Figueiredo.
José Antônio Heluy se encontrou, também, com o presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae-MA), Cláudio Azevedo; e com a superintendente do órgão, Simone Macieira. Ele se reuniu, ainda, com os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís, Socorro Noronha e o da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez.
Os encontro aconteceram, também, com o vice-presidente da FeComércio, Marcelino Araújo e com o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Maranhão (Senac-MA), Airton Batista Lopes.
Comum a todas as reuniões, o compromisso firmado entre as entidades e a Setres, de aproximar as relações e no apoio mútuo às necessidades da sociedade.
Dentre as necessidades discutidas estão a simplificação do acesso à cursos de qualificação – passando pela gratuidade de alguns cursos – e o compromisso de abastecer o banco de currículos do Sine com trabalhadores qualificados por entidades do Sistema S.
“Sabemos que o sucesso do Sistema Público de Trabalho passa pela implementação e manutenção de parcerias fortes e a gente percebe que existe essa aproximação entre o Poder Público e a Iniciativa Privada. Só precisamos fortalecer”, destacou Edilson Baldez.
Publicado em Regional
Comentários