A secretária de Estado de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro, participará do Programa de Diálogo e Intercâmbio, atividade promovida pela American Friends Service Committee (AFSC), organização não-governamental internacional que desenvolve ações para promover a paz e a não-violência. O encontro será realizado a partir desta sexta-feira (24) até o domingo (26), na cidade de Porto Príncipe, no Haiti.
Com o tema “Desenvolvimento de Ferramentas para Análise de Conflitos nas Micro Plataformas de Paz Urbana”, o evento visa definir estratégias para contribuir com a análise participativa dos conflitos dentro de áreas urbanas com altos índices de violência.
Para a secretária Claudett Ribeiro, a atividade acontece em um momento em que a Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir) está voltada para a temática da resolução de conflitos e, portanto, é de total interesse para o aprimoramento da prática social da secretaria.
“A nossa participação se dá no sentido de conhecer o que há de mais inovador nas práticas de análise e resolução de conflitos e, consequentemente, na promoção da paz entre a juventude e os demais segmentos da sociedade”, ressaltou Claudett Ribeiro.
Um das práticas inovadoras da AFSC foi a formação de uma comunidade virtual de aprendizagem na América Latina e no Caribe, que nos últimos cinco anos foram ponderando formas de lidar com a insegurança urbana a partir de uma abordagem de construção da paz. Essas e outras iniciativas serão apresentadas na atividade.
No final do evento será publicado um manual com as contribuições geradas durante a conferência, que será o guia final da plataforma Micro-paz. Este material será publicado em inglês, espanhol e crioulo haitiano (crioulo haitiano, kreyòl ayisyen, também conhecida como créole, é um idioma falado por quase toda a população do Haiti). (Danielle Moreira)
Publicado em Regional na Edição Nº 14486
Comentários