São Luís - Visando discutir e propor diretrizes para implementação de políticas públicas voltadas ao combate à discriminação e que promovam a promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais foi aberta no fim da tarde dessa quarta-feira (16), no Hotel Grand São Luís (Centro), a II Conferência Estadual LGBT. Presentes o vice-governador Washington Luiz Oliveira; a secretária de Estado de Direitos Humanos e Cidadania, Luiza Oliveira; o secretário de Trabalho e Economia Solidária, José Antonio Heluy, representantes do movimento LGBT de todo o Estado.
Com o tema “Por um Maranhão livre da pobreza e da discriminação: promovendo a cidadania LGBT”, a conferência é promovida pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc). No evento, representantes do poder público, sociedade civil organizada, organizações governamentais e não-governamentais estão debatendo temáticas voltadas para a promoção dos Direitos Humanos e Diversidade Sexual. O intuito é discutir a efetivação de ações que resultem em uma sociedade igualitária, livre, democrática e justa.
Segundo o vice-governador Washington Luiz, o Maranhão tem obtido grandes avanços no que diz respeito à garantia de direitos da população LGBT. “Investimentos continuam sendo feitos para que o Maranhão seja um estado onde são assegurados os Direitos Humanos por inteiro. O governo estadual reconhece o seu papel na luta pela efetivação desses Direitos, por isso estamos propondo ações de eficácia entre os poderes para que este fim seja alcançado”, destacou.
Importância
De acordo com a secretária de Estado de Direitos Humanos e Cidadania, Luiza Oliveira, a Conferência deste ano traz um novo momento. “O nosso desafio, hoje, se situa na análise, ou seja, avaliação, mapeamento e monitoramento, da realidade estadual e municipal ou comunitária vivenciada, entre avanços, dificuldades e retrocessos, constituintes do cotidiano e de uma cultura de influência ideológica nas formulações das políticas públicas de um estado democrático de direito”, ressaltou.
Durante a cerimônia, o membro do Conselho Nacional LGBT, Julian Rodrigues, falou sobre o tema principal do evento. Já o secretário adjunto da Sedihc, Marcelo Amorim, fez uma analise do contexto nacional e estadual falando do enfrentamento das violências e da vulnerabilidade relacionadas à população LGBT nas zonas rural e urbana.
A Conferência prossegue até hoje (18). Temas como “Construção de políticas públicas de combate à pobreza da população LGBT”; “Garantia de trabalho digno e sem discriminação por orientação sexual e identidade de gênero” pautam as discussões.
Além de debates, grupos de trabalhos nas áreas de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Saúde, Educação, Assistência Social e Combate à Pobreza, entre outros, debatem a atuação dos órgãos governamentais na esfera estadual na promoção e defesa dos direitos humanos. Ainda durante a Conferência acontecerá a escolha dos delegados que representarão o Maranhão na Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT, que será realizada em Brasília, no período de 16 a 18 dezembro. (Glauber Dias)
Comentários