Pequenos agricultores assinando contrato com o BNB

Ribamar Fiquene - Com o apoio técnico e logístico da Secretaria Municipal de Agricultura, mais de 50 pequenos produtores rurais acabaram de ser enquadrados no programa Agroamigo, assinando contrato individual no valor de R$ 2.500 com o Banco do Nordeste do Brasil, agente financeiro para a liberação dos recursos destinados para investimentos na zona rural.
O encontro aconteceu quarta-feira, 18 de janeiro, no plenário cedido pela Câmara Municipal. O secretário de Agricultura, Clesival Fonseca, declarou que o programa Agroamigo investiu por meio de empréstimos aos trabalhadores rurais cerca de R$ 900 mil para o desenvolvimento sócio-econômico da zona rural do município de Ribamar Fiquene. Clesival ressaltou que os resultados têm sido positivos, tanto que muitos dos pequenos trabalhadores adimplentes estão procurando pedir novos empréstimos.
O pequeno produtor não precisará mais se deslocar de sua comunidade para solicitar o empréstimo junto ao BNB. Agora, neste novo sistema, um funcionário se desloca à propriedade rural com o objetivo de fazer a análise relativa às propostas apresentadas para a liberação de recursos, esclareceu o secretário Clesival Fonseca.
A equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura na gestão do prefeito Dioni Alves (PSDB) tem prestado todo apoio para expandir o programa Agroamigo, cujas propostas são feitas pelos próprios agentes do Banco do Nordeste. Os pequenos agricultores beneficiados com o programa, segundo a gerência de suporte de negócios, é a concessão de crédito para investimentos para melhorar a qualidade de vida da comunidade da zona rural.
“O objetivo é acelerar o processo de concessão de crédito, abrindo novas perspectivas com a expansão quantitativa e qualitativa neste atendimento ao pequeno agricultor familiar que paga o empréstimo com redução de custo”, disse o secretário Clesival.