A Secretária de Agricultura de João Lisboa, Alessandra Silva, recebeu na semana passada a gestora de projetos do SEBRAE Márcia Maria, onde tiveram importante reunião para discutir parceria do município com o SEBRAE.
A reunião teve a presença da vice-prefeita Maria do Nilson, representantes da Câmara de Vereadores e produtores rurais, que opinaram sobre os investimentos e projetos a serem implantados para melhorar a produção do município.
No encontro os produtores tiraram suas dúvidas com a representante do Sebrae sobre os projetos a serem implantados em João Lisboa. Márcia afirmou que o Sebrae irá preparar os produtores para solucionar os problemas enfrentados por eles, ampliando assim o projeto Balde cheio.
A vice-prefeita disse que a gestão comandada pelo prefeito Jairo Madeira tem trabalhado desde o primeiro dia de governo para melhorar as condições das estradas e, consequente o escoamento da produção local.
Os produtores disseram que os principais problemas enfrentados por eles no município referem-se à assistência técnica. E de imediato a secretária Alessandra Silva, manifestou que os técnicos agrícolas irão percorrer todas as áreas de produção afim de que eles possam ter uma melhor qualidade em seus produtos.
No final do evento foi firmado um termo de parceria entre o Sebrae e a prefeitura para executar os projetos. “Assim os produtores terão assistência técnica, com visitas no campo e capacitação” disse Alessandra Silva.
Márcia Maria, gestora do Sebrae afirmou: “queremos qualidade, todos os produtores serão monitorados. Queremos somar, mas isso depende do compromisso do produtor”, alertou.
Márcia disse ainda, que o consultor irá fazer visita a cada 4 meses nas unidades demonstrativas do programa e os resultados são colhidos e em seguida mostrados em nível nacional.
A professora Alessandra falando sobre o Programa Balde cheio disse que a partir de agora e na sua gestão quer mais confiança dos produtores, pois o que aconteceu no passado não diz respeito a nova gestão, “os produtores tem que nos dar essa confiança, tudo que for possível para melhorar a qualidade de vida da gente, o prefeito Jairo Madeira e sua equipe irá se empenhar.
Mais mobilização
Nestes 90 dias a frente da Secretaria de Agricultura, a secretária Alessandra Silva tem trabalhado de forma incansável. No início do mês, por exemplo, ela esteve reunida com os pequenos produtores rurais, para falar sobre o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
O programa estipula que pelo menos 30% da alimentação escolar sejam adquiridas no próprio município, junto aos pequenos produtores. No encontro Alessandra pediu o empenho e a iniciativa de todos.
Alessandra disse que hoje apenas uma Associação, esta apta fornecer os produtos para a rede escolar do município, que é a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Povoado São Domingos, que foi representada pelo seu presidente Gonçalo Mendes.
Além de Gonçalo, os técnicos da Associação também estiveram para acompanhar a reunião e participarem do treinamento, no final do evento todos saíram satisfeitos e com boas perspectivas do programa de Alimentação escolar.
A Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Povoado São Domingos, deverá receber ainda esta semana a sua DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf.
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País.
O acesso ao Pronaf inicia-se na discussão da família sobre a necessidade do crédito, seja ele para o custeio da safra ou atividade agroindustrial, seja para o investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura de produção e serviços agropecuários ou não agropecuários.
Após a decisão do que financiar, a família deve procurar o sindicato rural ou a Emater para obtenção da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que será emitida segundo a renda anual e as atividades exploradas, direcionando o agricultor para as linhas específicas de crédito a que tem direito.
Alessandra confirmou que toda essa documentação já foi solicitada e que ainda esta semana a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Povoado São Domingos, deverá receber sua DAP -Declaração de Aptidão ao Pronaf. (Assessoria)
Publicado em Regional na Edição Nº 14670
Secretaria de Agricultura de João Lisboa firma parceria com SEBRAE
Reunião sobre o projeto “Balde cheio”, tirou às dos produtores do município
Comentários