Mais de 50 profissionais que atuam na área de Vigilância em Saúde Municipal, estão participando do Curso de Noções Básicas das Ações de Vigilância em Saúde Ambiental, que visa capacitar profissionais para implementar as ações de Vigilância em Saúde Ambiental (VSA). O evento teve início nesta segunda-feira (29) e se entende até quinta-feira (1º), no auditório da Vigilância em Saúde, das 8h às 18h.
O curso é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde, e tem a parceria de representantes da VSA do Rio Grande do Sul. Tem como finalidade a integração e troca de experiências nos programas da VSA. Para os participantes serão apresentados conceitos, princípios e práticas existentes nos Programas Vigiágua, Vigisolo e Vigiar, além de informações sobre os procedimentos operacionais básicos e a análise de dados da vigilância da qualidade da água para consumo humano.
Para o secretário adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro, o curso é importante porque vem fortalecer as ações de Vigilância em Saúde Ambiental nos municípios, principalmente nos cuidados com os contaminantes e poluentes (químicos, mecânicos, radioativos, residuais, etc) que atingem a água, o solo e o ar. “Torna-se importante para a nossa geração e as gerações futuras a qualidade da água, do solo e do ar”, observou o secretário.
Na opinião da chefe do Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental da Suvisa, a bióloga Maria do Carmo Diniz, os profissionais de Vigilância em Saúde Ambiental Municipal são importantes para o desenvolvimento das ações dos programas Vigiágua, Vigisolo e Vigiar. “São esses profissionais que desenvolveram as ações básicas no seu município. Estamos satisfeitos em saber que os municípios estão se preocupando com as questões ambientais e dessa forma se preocupa com a população exposta aos riscos ambientais”, declarou Maria do Carmo. (Cristiano Santos)
Publicado em Regional na Edição Nº 14190
Comentários