Raimundo Primeiro
Aconteceu nessa terça-feira (20), em Açailândia, a Reunião Gerencial com Produtores de Leite, promovida pelo Sebrae Maranhão, que reuniu técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e produtores do setor. A atividade foi uma ação do Projeto Agronegócio na Região Tocantina, que agrega as unidades do Sebrae de Açailândia e de Imperatriz.
O encontro foi aberto pela gestora do projeto pelo Sebrae, Márcia Ferreira, e pelo gerente da regional do Sebrae em Açailândia, Wanberg Amaral. Eles apresentaram um balanço das atividades desenvolvidas ao longo deste ano. De acordo com Márcia, o projeto começou a ser desenvolvido em Açailândia em abril deste ano e conseguiu alcançar resultados positivos na melhoria da qualidade do leite produzido no município.
Um novo cronograma de ações também foi traçado. Dentre os resultados que se espera alcançar estão o aumento do volume de leite produzido por hectare, com metas específicas a serem alcançadas até 2016. Buscando atingir tais objetivos, cursos, palestras e reuniões serão realizados até a conclusão do Projeto do Leite e Derivados na Região Sul do Maranhão.
O principal trabalho a ser desenvolvido pelo Sebrae é a promoção do conhecimento dos produtores participantes do projeto, por meio de várias ações, principalmente treinamentos. “A participação do Sebrae é mais importante do que os bancos, pois, a partir do conhecimento, poderemos sair em busca dos recursos, junto as instituições financeiras”, avaliou o produtor Kleverson Pereira da Silva.
A gestora de Projetos Agronegócios do Sebrae, Márcia Maria Martins Ferreira, destacou como positivo o encontro com os produtores de leite de Açailândia. “O encontro buscou atender as necessidades no que se diz respeito à informação entre os produtores, buscando o fortalecimento da cadeia produtiva, cada vez mais crescente”, acrescentou.
A Prefeitura Municipal de Açailândia foi representada por Jorge Alberto de Sousa Araújo, coordenador de Extensão Rural da Secretaria de Agricultura do Município, que confirmou a participação de 18 produtores de leite do município estão participando do projeto. “O Sebrae tem sido decisivo para o desenvolvimento desta cadeia econômica. É uma parceria que tem gerado excelentes resultados”, conclui.
Para os produtores e técnicos das prefeituras municipais, os resultados das ações realizadas pelo Sebrae podem ser vistos nas visitas às propriedades orientadas pelos consultores da Instituição, inclusive na metodologia Balde Cheio, programa que leva novos conceitos aos pequenos produtores de leite da região, objetivando o aumento da produção, obtenção de lucro na atividade, bem como a melhoria da qualidade de vida dos produtores envolvidos.
Publicado em Regional na Edição Nº 14791
Sebrae reúne produtores de leite da região tocantina em Açailândia
A atividade foi uma ação do Projeto Agronegócio na Região Tocantina, que agrega as unidades do Sebrae de Açailândia e de Imperatriz
Comentários