Raimundo Primeiro
Empreendedores, empresários e potenciais empreendedores de Bom Jesus das Selvas - município distante 100 Km de Açailândia - participaram da "Jornada do Conhecimento", promovida pelo Sebrae Maranhão em parceria com o Sicoob e a Prefeitura Municipal, realizada nos dias 23 e 24, onde foram efetivadas consultorias, oficinas, orientações e palestras gratuitas para empreendedores e potenciais empreendedores.
Ao longo da atividade, várias pessoas interessadas em montar seu próprio negócio procuraram informações sobre empreendedorismo, superando as expectativas dos organizadores do evento.
A "Jornada do Conhecimento" buscou também mostrar os serviços desenvolvidos pelo Sebrae Maranhão e colocar em pauta a possível abertura de uma unidade do Sistema Sicoob de Cooperativa de Crédito em Bom Jesus das Selvas. A prefeita Cristiane Damião, que acompanhou de perto os trabalhos, reafirmou apoio as ações que o Sebrae e o Sistema Sicoob desejam colocar em prática na cidade.
"São ações que visam o fortalecimento do nosso empresariado e, consequentemente, da economia do nosso município", ressaltou Cristiane. "Estaremos fortalecendo o movimento empresarial, que tem buscado a consolidação de tais iniciativas", afirmou. A prefeita ainda destacou a relevância do papel desenvolvido pela Sebrae no que diz respeito ao crescimento dos pequenos negócios nos municípios localizados na Regional de Açailândia, na qual Bom Jesus das Selvas encontra-se inserido.
"O Sebrae e o Sicoob, que é uma das cooperativas de crédito mais importantes e respeitadas do País, serão de fundamental importância no processo de desenvolvimento do nosso município, que se dará através do incentivo e do fomento aos pequenos negócios", reforçou Cristiane Damião.
Estiveram presentes às atividades a gerente da Unidade Regional do Sebrae em Açailândia, Rosilene Tavares, o gerente da Unidade Regional do Sebrae em Imperatriz, Danilo Lisboa, o presidente do Sistema Sicoob, Luís Costa Coelho.
Os representantes do Sebrae destacaram várias soluções, serviços e produtos da instituição disponíveis aos empreendedores de Bom Jesus das Selvas, chamando atenção dos presentes para que participem das atividades já programadas para a cidade nos meses de maio, junho e julho
Durante os dias de atividades, empresários e pessoas da comunidade destacaram a necessidade de instalação de uma unidade do Sistema Sicoob em Bom Jesus das Selvas, tendo em vista não existir na cidade nenhuma agência bancária. "Muitas das vezes, temos de fazer vaquinha para comprarmos alguma coisa no comércio local, já que não temos nenhuma instituição financeira em nossa cidade, impossibilitando o saque de dinheiro em caixa eletrônico no momento que necessitamos", desabafou a vendedora Marta Souza.
A Unidade Regional de Açailândia ainda promoveu o atendimento e registro de novas empresas para empreendedores individuais, por meio de orientação técnica gratuita. "Ao lado de parceiros institucionais, estivemos desenvolvendo ações que estimulam a formalização e informação de novas empresas, além dos empreendedores individuais, através do atendimento presencial, palestras, cursos e visitas técnicas aos empreendedores", comentou Rosilene Andrade, gerente da Unidade.
Diagnóstico - Durante o encerramento da programação, foi apresentado um diagnóstico sobre as principais necessidades enfrentadas pelos empresários de Bom Jesus das Selvas. O consultor do Sebrae Maranhão Marcelo Oliveira informou que foram ouvidos 162 empreendedores locais pelos pesquisadores, que visitaram suas empresas durante os dois dias de atividades com o objetivo de fazer um levantamento do perfil do setor comercial da cidade.
Foi detectada a necessidades de mais informações e capacitações - o que deverá ser sanado com as várias ações previstas para este ano na região, a serem desenvolvidas pelo Sebrae Maranhão.
Publicado em Regional na Edição Nº 14690
Sebrae e Sistema Sicoob movimentam Bom Jesus das Selvas com a "Jornada do Conhecimento"
Programação esclareceu dúvidas do cotidiano nas empresas
Comentários