Para o diretor superintendente do Sebrae, João Martins, o Prêmio MPE Brasil é uma forma de reconhecer as micro e pequenas empresas que promovem o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade, pela disseminação de conceitos e práticas de ges

O Sebrae no Maranhão divulgou o resultado estadual do Prêmio MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas 2016. Duas empresas maranhenses, a empresa da área de recursos humanos de São Luís Serhum e o curso de inglês de Imperatriz Xok English, foram declaradas vencedora na categoria Serviços e destaque na em Boas Práticas de Responsabilidade Social, respectivamente. Agora as duas empresas estão participando da etapa nacional.
Para a edição de 2016, pouco mais de 2000 micro e pequenas empresas maranhenses de todo estado se inscreveram e passaram por triagens realizada em quatro etapas, realizada por meio de questionários de autoavaliação, análise de documentos, visitas e avaliação em banca de juízes.
À medida que o processo de avaliação avança, os critérios que são levado em conta se tornam cada vez mais elevados e as empresas de maior destaque e grau de gestão chegam até última etapa, quando as empresas convocadas para participar deste momento são submetidos a uma banca de juízes, que conta com a participação de avaliadores indicados pelos parceiros do Prêmio MPE Brasil: Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Fundação Nacional de qualidade (FNQ), Movimento Brasil Competitivo e Associação Comercial do Maranhão, além do próprio Sebrae no Maranhão.

Final
No Maranhão, quatro empresas foram convocadas para participar desta última etapa de avaliação e ao final, a Serhum foi finalista e vencedora na categoria Serviços, enquanto o curso de inglês Xok English foi finalista da categoria Serviços, sendo declarada da categoria Destaque em Boas Práticas de Responsabilidade Social.
"O Prêmio MPE Brasil é uma forma de reconhecer em nível estadual e nacional as micro e pequenas empresas que promovem o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade, pela disseminação de conceitos e práticas de gestão. Um aspecto importante para aqueles que participam do Prêmio é que todos recebem uma avaliação da gestão de suas empresas, o que fará com que fiquem mais preparados para alcançar seus objetivos", disse o diretor superintendente do Sebrae, João Martins.
O MPE Brasil avalia micro e pequenas empresas em todo o Brasil em oito categorias - Agronegócios, Comércio, Indústria, Serviços de Educação, Serviços de Saúde, Serviços, Serviços de Turismo e Serviços de Tecnologia e Informação.
Ainda tem duas categorias de destaque para Boas Práticas de Responsabilidade Social, concedido para empresas responsáveis e cuidadosas que se preocupam com o meio ambiente e o desenvolvimento de ações junto à sua comunidade, e destaque de Inovação, dado para empresas que são criativas e investem em inovação, seja em seus produtos, serviços, processos ou na gestão do negócio.
Agora tanto a Serhum quanto a Xok English estão participando da fase nacional do Prêmio MPE Brasil e hoje estão no momento de entrega e verificação de documentos. A premiação final deverá acontecer em outubro, mas antes está marcada a banca de juízes da fase nacional para final de maio.