Foi aprovado em reunião ordinária do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA o Plano Plurianual 2012 – 2015, que define orçamentos e estratégias de atuação e investimentos do órgão no Maranhão.
“O Maranhão encontra-se em um momento extremamente favorável. É o estado que vem apresentando a maior taxa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) da Região Nordeste, cenário que deve continuar nos próximos anos. O PPA foi planejado para acompanhar esse momento de desenvolvimento do estado”, explicou o gerente da Unidade de Estratégias e Diretrizes do Sebrae, Antônio Paixão Garcês, que apresentou o planejamento aos conselheiros.
O planejamento dos próximos anos elegeu como prioridades a ampliação da formalização de empresas e empreendedores individuais, a atuação com foco nas cadeias produtivas, a implantação efetiva da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, além da excelência em gestão.
Os investimentos no Maranhão foram distribuídos por setores: agronegócios (22%), Comércio (19,6%), Indústria (22%) e Serviços (34%). De acordo com Antônio Garcês, 61% do orçamento total da instituição em 2012 será aplicado em projetos. “Iniciamos este ano e daremos continuidade no próximo para ações e projetos que desenvolvam algumas cadeias produtivas que estão crescendo bastante no estado como as cadeias de Petróleo e Gás, Mineração, Construção Civil e Gesso. Mas vamos investir também em parcerias com outros projetos setoriais estruturantes na área da indústria, implantação de circuito de negócios nos vários territórios do estado e de um centro de formação gerencial, além de investimentos também em sustentabilidade ambiental”, destacou.
Publicado em Regional na Edição Nº 14239
Comentários