Empreendedora participante da OSE recebe certificado do gerente do Sebrae em Imperatriz, Danilo Lisboa Borges; do prefeito Cicin; do consultor da oficina; e da primeira-dama Deborah Morais
Mais de 300 empreendedores e empresários locais participaram dos cinco dias de atividades da OSE

O município de Estreito sediou, no período de 11 a 15 deste mês, a 14ª edição da Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE) no Maranhão. Mais de 300 pessoas participaram da ação, que visa desenvolver as dez características empreendedoras através de uma inovadora metodologia de capacitação em massa. Essa metodologia é sucesso nas cidades onde passa, pois muda completamente a realidade dos pequenos negócios locais. A OSE é uma realização das unidades de Atendimento do Sebrae Maranhão e da regional do Sebrae em Imperatriz.

O prefeito de Estreito, Cícero Neco Morais, falou com satisfação da grande oportunidade de conhecimento que o Sebrae levou para os empreendedores da sua cidade. “O Sebrae tem dado grande apoio ao município de Estreito e a realização dessa Oficina vai ajudar a alavancar ainda mais a economia do nosso município. Os empreendedores de Estreito só têm a ganhar, pois muitos sairão daqui montando seu negócio, outros fazendo realmente com que sua empresa seja lucrativa. E tudo isso devemos à grande parceria do Sebrae que tem dado uma grande contribuição para o desenvolvimento do empreendedorismo local, ajudando a fortalecer ainda mais nossa economia e, assim, gerando mais emprego e renda para a população”, destacou o gestor municipal.
De acordo com Danilo Borges, gerente da unidade regional do Sebrae em Imperatriz – que atende a Estreito – a realização da OSE é uma oportunidade de transformar a cidade sob a ótica do empreendedorismo. “Ao promover o aprendizado sobre boas práticas e técnicas de gestão, o Sebrae possibilita a criação de novos negócios e o crescimento dos empreendimentos já implantados”, pondera. Ele informa ainda que a metodologia inovadora da OSE é aplicada pelo Sebrae em apenas seis estados do Brasil e tem mostrado bons resultados.
Para a participante Iolanda da Conceição Alves, que é vendedora porta-em-porta, a OSE foi um diferencial para o seu negócio. “Eu aprendi muito nesses cinco dias, foi uma experiência única. Tenho certeza que, de agora em diante, vou fazer diferente, vou repensar todas as minhas ações e gerir de forma segura e correta o meu negócio, pois aqui eu pude verificar os erros que estava cometendo e aprendi como devo corrigi-los”, destacou Iolanda.
Além da OSE, que foi realizada à noite, das 19h às 22h, também foram realizados 10 cursos, 15 palestras e 56 consultorias, somando os participantes em todas essas capacitações, ao todo foram realizados 1.941 atendimentos.