Domingos Cezar

Açailândia - Depois de Balsas, Grajaú e Imperatriz, realizou-se na manhã dessa sexta-feira (1º) mais um de uma série de encontros regionais de sensibilização dos novos prefeitos eleitos e reeleitos. O evento aconteceu no auditório da Unidade Regional do Sebrae em Açailândia e contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Cláudio Azevedo, e de prefeitos da microrregião de Açailândia.
A solenidade foi aberta às 08h30 com a recepção aos convidados, seguido da apresentação do vídeo institucional – Sebrae 40 anos: Quem tem conhecimento, vai pra frente – Após a abertura oficial com a formação da mesa, teve início à palestra “Desenvolvimento Municipal baseado nos pequenos negócios”, a apresentação do Portfólio Sebrae por Regional, começando então o debate entre os prefeitos participantes.
A programação elaborada pelo Sebrae Maranhão constou da premiação, Município Lei Geral implementada, e a apresentação da proposta de agenda aos municípios que aderirem aos projetos Sebrae. Na abertura, Cláudio Azevedo destacou os objetivos do evento, enquanto o prefeito anfitrião, no caso a prefeita Gleide Lima Santos deu, as boas vindas aos convidados.
Durante a programação foi apresentado o vídeo Cidade do Futuro, como ponto de transição entre o momento da abertura e o início do painel de exposições. A palestra enfocou a importância da Lei Geral como oportunidade para o município estruturar políticas públicas dirigidas ao desenvolvimento econômico e social local e territorial.
Destacou ainda quais os mecanismos de incentivo ao desenvolvimento municipal; os objetivos do projeto de implementação da Lei Geral e apresentação dos instrumentos de apoio aos municípios para regulamentação e implementação da Lei Geral e apresentação de soluções Sebrae. Em seguida, foi realizada a entrega do troféu e certificado para os prefeitos reeleitos dos municípios que implementaram a Lei Geral em 2012.
Antes do encerramento da programação, o Sebrae apresentou uma proposta de agenda de visita dos gerentes regionais aos municípios que aderirem aos projetos apresentados. Cláudio Azevedo e sua equipe esperam, com isso, a adesão do município aos projetos do Sebrae, bem como o agendamento das oficinas e capacitação de compras governamentais.