Plateia reunida durante última edição do Dia de Campo na região tocantina, realizada em Vila Nova dos Martírios

Está marcado para esta sexta-feira, 28, a partir das 9h, o Dia de Campo da Pecuária Leiteira no município de Sítio Novo do Maranhão. O evento, que conta com o apoio e a parceria do Sebrae, está sendo organizado pela prefeitura do município e será realizado na Fazenda São Joaquim – o estabelecimento é uma unidade assistida pelo Projeto Balde Cheio, promovido pelo Sebrae na região Tocantina.
A programação do Dia de Campo irá contar com três importantes palestras: sobre o manejo do bezerro recém-nascido, sobre o manejo da ordenha mecânica e sobre o gerenciamento das propriedades com a tecnologia Balde Cheio. Esta última será ministrada pelo consultor indicado pela Embrapa, o engenheiro agrônomo João Rosseto, responsável pelo projeto “Balde Cheio” nos estados do Piauí, Rondônia e Maranhão.
Segundo o secretário de Agricultura de Sítio Novo, Bento Humberto Nascimento, o objetivo dessa ação é aumentar a produtividade leiteira na região, através do incremento de tecnologia e conhecimento nas pequenas propriedades rurais. “Esperamos também, com o Dia de Campo, promover uma maior interação entre os produtores e uma permuta de informações, tudo isso para melhorar o agronegócio do leite na região, que é uma das principais fontes de renda familiar”, destacou o secretário.
Além do apoio ao Dia de Campo de Sítio Novo, o Sebrae promoverá, por meio do Projeto Agronegócio do Leite e Derivados na Região Sul, no período de 27 de março a 07 de abril, visitas técnicas às fazendas participantes do projeto, que possuem a tecnologia balde cheio implantada em suas propriedades.

Projeto Balde Cheio
O projeto consiste em uma metodologia de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares. O objetivo é capacitar profissionais de extensão rural e produtores, a fim de promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas. No Maranhão, o programa é realizado através da parceria da Embrapa com o Sebrae. Dentre os resultados positivos, destaca-se o aumento significativo na produção do leite e a redução da área de pastagem.