São Luís - Cuidados com a higiene, aparência e vestuário do idoso foram os temas abordados pela enfermeira Vânia Cantanhede, durante aula do curso Cuidador de Idosos, oferecido, nessa sexta-feira (16), pela Escola Superior da Defensoria Pública (ESDPE). Iniciada no dia 29 de fevereiro, a capacitação acontece simultaneamente em 11 municípios, por meio de transmissão via satélite, aos polos do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma).
Cerca de 600 pessoas participam do curso, cujo conteúdo programático será encerrado no dia 4 de maio deste ano, contabilizando uma carga horária de 160 horas. A capacitação tem abordagem ampla e multidisciplinar, com especial atenção às áreas social, jurídica e da saúde. Em duas semanas de atividades, especialistas de várias áreas disseminaram informações sobre o processo de envelhecimento, contribuindo com a temática central da capacitação. As geriatras Fátima Carvalhal e Zali San Luca, por exemplo, discorreram sobre as doenças de maior ocorrência em pessoas com idade superior aos 60 anos, além do papel da equipe interdisciplinar na promoção da saúde do idoso.
Também ministraram aulas Ivaneide Giacomini, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso e coordenadora do curso de Gerontologia, do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (Iesma – Faculdade Católica), a pedagoga Walderlene Lima, a assistente social Lívia Carvalho e a terapeuta ocupacional Mirtes Mendes.
Nessa sexta-feira (16), foi vez da enfermeira Vânia Cantanhede compartilhar com a turma ensinamentos sobre os cuidados de higienização do corpo, destacando algumas partes como a pele, a mucosa, as glândulas sudoríparas, pelos e unhas dos idosos. Utilizando como metodologia o estudo de casos, a facilitadora também falará, na segunda-feira (19), sobre a importância dos estímulos à independência e autonomia da pessoa idosa, sobretudo nas tarefas do dia a dia.
A prevenção às lesões provenientes do longo tempo de permanência em única posição, chamadas de úlceras de decúbito, também faz parte da programação deste segundo dia de aulas ministradas pela enfermeira, que, com 12 anos de experiência na área, trabalha atualmente no Hospital Universitário, além da Supervisão de Apoio aos Aposentados do Estado.
“Com essa preparação, considerada estratégica pelo Ministério da Saúde, um dos pontos fortes é o fato de contribuirmos para maximizar as capacidades desses idosos no desenvolvimento de atividades que fazem parte do seu cotidiano, com o envolvimento da família nesse processo”, ponderou.
Cuidador de idosos - A capacitação foi concebida pela ESDPE, em parceria com o Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), da DPE/MA, e apoio dos Conselhos Estadual e Municipal de Defesa dos Direitos dos Idosos. A transmissão simultânea para vários municípios está sendo possível graças à assinatura de um termo de cooperação técnica entre a DPE/MA e a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec). O curso será certificado pelo Iesma. (Luciene Santos)
Publicado em Regional na Edição Nº 14355
Comentários