Brasília-DF - O sucesso na implantação do Disque 160, da Ouvidoria do Estado, será um dos resultados apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), durante a Oficina de Planejamento do Sistema Nacional de Ouvidorias (SNO) para 2012, que acontecerá nesta segunda-feira (12), em Brasília. Além de avaliar as ações desenvolvidas ao longo de 2011, a coordenadora da Ouvidoria Estadual, Neusa Lima, participará da construção da agenda estratégica das ouvidorias para o ano que vem.
Segundo ela, durante a Oficina de Planejamento aproveitará para expor os avanços obtidos com a estruturação da Ouvidoria da SES e com a implementação da Política Nacional de Ouvidoria do SUS. “Os investimentos e esforços empreendidos para colocar em funcionamento o disque 160, têm como objetivo nos tornarmos a Ouvidoria referência no Nordeste”, disse Neusa Lima.
Conforme a agenda estratégica para este ano, a coordenação da Ouvidoria do Estado continua a trabalhar dois importantes itens: a descentralização dos serviços para os 217 municípios e a divulgação do disque 160 para a população. Várias secretarias municipais de saúde foram visitadas pelas equipes da Ouvidoria da SES.
A Ouvidoria Estadual também capacitou técnicos municipais para serem interlocutores, dando-lhes condições de acessar o sistema e viabilizar o retorno às demandas locais. A sensibilização da população, utilizando ferramentas da comunicação e educação, é considerada um grande aliado na consolidação do serviço no Maranhão.
“A descentralização está bem adiantada, por isso, paralelamente, estamos iniciando nos próximos dias a divulgação do 160 para todo o estado em diversos canais que com certeza atingirão todos os 217 municípios do Estado”, destacou a coordenadora da Ouvidoria do SUS do Maranhão.
A SES, visando contribuir para o aprimoramento dos serviços prestados à população, implantou a Ouvidoria do SUS, disponibilizando os serviços de tele-atendimento por meio do fone 160. A Ouvidoria é um importante instrumento de democracia participativa, que permite a comunicação entre a população e os gestores do Sistema Único de Saúde, no acolhimento das manifestações como solicitações, sugestões, reclamações, denúncias e elogios.