De acordo com as políticas nacionais e por determinação do governador Flávio Dino, a Secretaria de Estado de Cultura (Secma) e o Conselho Estadual realizam, neste mês, seis Fóruns Territoriais, visando o fortalecimento dos sistemas municipais e a estruturação da política estadual de cultura. A primeira cidade a receber os Fóruns é o município de Santa Inês, que representará Território Oeste Maranhense, em evento realizado nesta quarta-feira (15), no auditório da Prefeitura.
A primeira rodada de painéis versará sobre temática que envolve os Sistemas Estadual e Municipal de Cultura, conduzido pela secretária de Estado de Cultura, Ester Marques. Além disso, terão painéis sobre gestão de Políticas Públicas de Cultura, ministrado pela assessora de Planejamento e Ações Estratégicas da Secma, Rozenir Mesquita, e sobre o Papel do Conselheiro Estadual de Cultura no processo construtivo da Política Cultural, que será proferido pelo conselheiro Estadual, Dionílio Almeida. Também serão apresentadas as propostas do regimento eleitoral do Conselho Estadual de Cultura para o biênio de 2015 a 2018.
Após a realização do Fórum Territorial em Santa Inês, a próxima cidade a receber o evento será o município de Pinheiro, na Baixada Maranhense, que realiza o Fórum nesta sexta-feira (17); no leste maranhense, a programação chega no dia 21 e será realizada em Barreirinhas. A região central do estado ganhará dois Fóruns, realizados pela Secma e pelo Conselho Estadual de Cultura – um no dia 24, em Pedreiras, e outro no dia 27, em Grajaú. Já a Região Sul contará com um Fórum, a ser realizado no dia 30.
Após essa rodada de Fóruns, o governo do Estado inicia o seu preparo para o Fórum Estadual, que reunirá delegados e conselheiros em São Luís, nos dias 28 e 29 de maio. “Os Fóruns são, antes de tudo, espaços legítimos da democracia. Por isso, é uma ação prioritária do governo Flávio Dino, desde o seu primeiro dia à frente da gestão estadual. Dos 217 municípios maranhenses, apenas 163 aderiram ao Sistema Nacional de Cultura, e por isso a sua realização representa o nosso trabalho de acompanhamento da municipalidade, a fim de que possamos fortalecer a política cultural de todo o Maranhão”, destacou a secretária Ester Marques.