A Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres) e o Conselho Estadual do Trabalho (CET) dão continuidade ao calendário de Conferências Regionais de Emprego e Trabalho Decente, promovidas pelo Governo do Estado. Nesta quinta-feira (1º) é a vez da regional de Santa Inês receber a discussão, que busca contribuir para a construção e a promoção de uma Política Estadual de Emprego e Trabalho.
As Regiões do Pindaré, do Alto Turi e do Médio Mearim - que reúnem 41 municípios - estarão presentes na regional, por meio de representantes do Poder Público Municipal, das Classes Patronal e Trabalhadora. Aos conferencistas cabe divulgar, debater e avaliar as prioridades e parâmetros estabelecidos para atuação do Poder Executivo na implementação do Plano Estadual de Emprego e Trabalho Decente, resultado da jornada de conferências regionais e metropolitana e da grande conferência estadual.
“As conferências regionais são um desafio porque é através delas que os municípios falam, expõem problemas e soluções, reclamam de situações vividas em sua localidade”, explicou o secretário de Trabalho, José Antônio Heluy, coordenador-geral das Conferências de Emprego e Trabalho Decente. Ele enfatizou que “as regionais são a garantia de que cada município será ouvido em suas reivindicações”.

Programação

Os trabalhos terão início às 8h30, no auditório da Prefeitura de Santa Inês, com abertura oficial e a Palestra Magna “Emprego e Trabalho Decente no Brasil e no Maranhão: Perspectivas e Desafios”, proferida pela Especialista em Gestão de Pessoas/Unigranrio, Leilla Brito.
Após a discussão dos eixos temáticos, que incluem temas como “Trabalho e Proteção Social” e “Princípios e Direitos no Trabalho”, haverá a apresentação e aprovação da Proposta Oficial para o Plano Estadual de Trabalho Decente da Regional de Santa Inês, além da eleição de delegados das bancadas para a Conferência Estadual, que acontece nos dias 25 e 26 de outubro, em São Luís. (Gisele Amaral)