São Luís - A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) realiza, nesta segunda-feira (3), a Oficina de Apresentação do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água – “Água para Todos” no Maranhão. O evento acontecerá às 9h, na Sala de Reuniões da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema).
O Água para Todos vai beneficiar cerca de 250 mil famílias de agricultores familiares da zona rural maranhense, com a construção de 4.032 cisternas, sistemas simplificados de abastecimento de água, poços artesianos, pequenas barragens e, numa segunda etapa, a instalação de kits de irrigação.
O programa faz parte das ações do Plano Brasil sem Miséria, desenvolvido pelo Governo Federal, e será coordenado pela Sagrima, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e do Ministério do Desenvolvimento Social. “Esse é um programa que vai promover o acesso à água na zona rural do Maranhão, que será utilizada para consumo humano e também para a produção agrícola e alimentar”, explicou o secretário da Sagrima e coordenador estadual do Água para Todos, Cláudio Azevedo.
Ao todo, serão beneficiadas cerca de 750 mil famílias dos estados do Nordeste. O Maranhão possui o maior número de famílias que serão contempladas com o programa. A Bahia é o segundo estado, com 224 mil famílias contempladas. As famílias selecionadas para participar do Água para Todos vivem em situação de “extrema pobreza”, com renda familiar mensal de até R$ 70,00 por pessoa. É necessário, ainda, que elas estejam inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais do governo federal, o CadÚnico.
Foram convidados a participar da Oficina de Apresentação do Programa Água para Todos no Maranhão, cerca de 20 gestores de órgãos e entidades que serão parceiras na execução do programa. Também estão confirmadas as presenças do Coordenador Nacional do Água para Todos, Carlos Hermínio de Aguiar, a assessora especial da presidência da Codesvasf, Luana Costa, o superintendente da 7ª Superintendência da Codevasf (Piauí), Ocelo Campos Júnior e o Coordenador do Água para Todos no Piauí, Márcio Leite Soares.
Publicado em Regional na Edição Nº 14217
Comentários