O Maranhão apresenta uma série de vantagens competitivas na produção de camarão, sendo considerado uma das fronteiras nacionais da carcinicultura. Para divulgar os potenciais do estado e atrair investimentos no setor, o Governo do Maranhão está participando, pela primeira vez, da Feira Nacional do Camarão (FENACAM), representado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).
O evento, que está na sua 13ª edição, acontece até o próximo dia 24 e reúne empresários, estudantes, instituições públicas e privadas do setor da aquicultura, com exposição tecnológica, rodadas de negócios e seminários.
No estande do Governo do Maranhão, estão sendo apresentadas as iniciativas voltadas para a cadeia da aquicultura, umas das 10 prioritárias do Programa Mais Produção, além dos diferenciais logísticos do estado, com destaque para o Porto do Itaqui.
Para o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, a participação em eventos como a FENACAM reforçam o posicionamento do Maranhão como um destino de investimentos. "O Maranhão possui um vasto território para implantação da carcinicultura, além da diversificada infraestrutura de serviços do Porto de Itaqui e da produção de grãos no sul do estado, que são também nossos diferenciais. Estamos trabalhando na atração de agroinvestimentos e mostrando o comprometimento do Governo do Maranhão em criar um ambiente favorável para novos negócios", disse.
Está sendo apresentado ainda o Plano Estadual de Carcinicultura, elaborado pela Sagrima, que prevê a implantação, em 10 anos, de mais de 4000 hectares de cultivos de camarões em municípios do estado. O plano é resultado de estudos de viabilidade técnica, financeira, econômica e institucional, além da revisão de aspectos legais ligados a questões ambientais, tributárias e fundiárias, tornando o estado um ambiente de negócios atraente a investimentos no setor.
Publicado em Regional na Edição Nº 15762
Comentários