São Luís - A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) orienta o consumidor a ficar atento na hora de comprar pescado durante a Semana Santa. Seja fresco ou congelado, é preciso verificar algumas características que indicam a qualidade do produto a ser adquirido.
O superintendente de Promoção e Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura da Sagrima, José de Ribamar Rodrigues Pereira, adverte para que o consumidor procure saber a origem do peixe fresco. “Ao comprar o peixe, é preciso ficar atento e observar se ele possui manchas, furos ou cortes na superfície. As escamas têm que estar bem firmes, resistentes, parcialmente transparentes e brilhantes, a pele úmida, tensa e bem aderida e os olhos brilhantes e salientes, ocupando toda a cavidade, sem a presença de pontos brancos ao centro”, orientou o superintendente.
Ele lembrou que é importante ficar atento, também, ao peixe tipo pescada, pois ano passado aconteceram denúncias de que em produto oriundo do Pará estava sendo utilizado o formol na conservação. “Essas denúncias repercutiram também na Assembleia Legislativa, no ano passado”, lembrou José Pereira.
Os consumidores que optarem por adquirir o peixe congelado devem verificar se o produto está armazenado na temperatura de conservação informada pelo fabricante na embalagem. Peixes amolecidos ou com acúmulo de líquidos, indicam que o produto passou por um processo de descongelamento.
O bacalhau ou peixe salgado seco deve ser armazenado em local limpo, protegido de poeira e insetos. “É preciso que o consumidor verifique também se não há a presença de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, amolecimento e odor desagradável”, orientou Pereira. (Vitória Castro)
Publicado em Regional na Edição Nº 14371
Comentários