Secretária Delma Andrade, com os secretários de Turismo do Ceará e Piauí e representantes do Sebrae, na reunião que definiu plano de ação da Rota das Emoções

A Rota das Emoções, circuito de turismo que envolve os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, terá novo plano de ação definido para os próximos três anos. A decisão foi anunciada, nessa quinta-feira (27), em Fortaleza (CE), durante encontro dos secretários de Turismo dos estados envolvidos nesta rede turística. “Este momento marca um período de fortalecimento da Rota, já que os três estados estão unidos com o mesmo foco, que é garantir o desenvolvimento da região”, destacou a secretária de Estado de Turismo, Delma Andrade.
Para a secretária, é necessário priorizar as ações de promoção e divulgação, garantindo, assim, a consolidação da Rota nos mercados nacional e internacional. Já o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, ressaltou que este novo plano deverá abranger iniciativas concretas e objetivas. “Precisamos garantir resultados em curto e médio prazos, que irão alavancar a economia dos municípios envolvidos”.
Durante a reunião, que também contou com a participação de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) dos três estados e representantes dos 14 municípios envolvidos com a Rota das Emoções. Na ocasião, o secretário de Turismo do Piauí, Flávio Nogueira, ponderou que as ações estruturantes deverão ficar a cargo dos estados.
A apresentação do plano acontecerá no dia 17 de setembro em São Luís (MA), onde serão dados os devidos encaminhamentos para o início das ações, realizadas com o aporte financeiro dos Estados e do Sebrae. “Investimentos conjuntos promoverão o desenvolvimento do roteiro, que contempla diversos municípios turísticos, muitos deles com baixo índice de desenvolvimento humano, ou seja, o turismo se apresenta como uma ferramenta crucial para a melhoria da qualidade de vida”, disse Delma Andrade.

Rota das Emoções

A Rota das Emoções envolve 14 municípios do Maranhão, Piauí e Ceará. É reconhecido pelo Ministério do Turismo como um dos melhores roteiros do Brasil.
No Maranhão, a rota integra os municípios de Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. No Piauí, envolve os municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Prata e, no Ceará, Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.